Atricon participa de rito de candidatura do ministro Bruno Dantas à Junta de Auditores da ONU

O presidente da Atricon, Cezar Miola, e o vice-presidente Executivo, Edilson de Sousa Silva, representaram a entidade na cerimônia de lançamento da candidatura do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, à Junta de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). O rito ocorreu na noite de terça-feira (16), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A solenidade contou com a presença de embaixadores, parlamentares, autoridades e representantes de instituições brasileiras. 

Ao falar do papel do TCU na comunidade global, em especial à frente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), o ministro Bruno Dantas ressaltou que a candidatura à Junta de Auditores é importante para o fortalecimento da cooperação entre o Brasil e a ONU. “Estamos certos de que a experiência e a competência do Tribunal, acumulada ao longo de 130 anos de exercício independente do controle externo, nos permitirão dar uma contribuição valiosa para a atuação das Nações Unidas”, disse. 

Dantas lembrou que a Corte de Contas brasileira é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus trabalhos. “Nosso objetivo, como parte da Junta de Auditores, será o de emitir relatórios de altíssima qualidade, úteis e de fácil compreensão, que possam contribuir e agregar valor à Assembleia Geral, ao Comitê Consultivo para Assuntos Administrativos e Orçamentários, aos Estados membros da ONU e demais partes interessadas”. 

Vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, com os ministros do TCU Jorge Oliveira e Antonio Anastasia

A Junta de Auditores da ONU

Criada em 1946, é responsável pela auditoria externa em fundos, programas e ações da organização. Também faz recomendações aos órgãos auditados para melhoria da governança e gestão dos recursos.  

O conselho é composto pelos chefes de instituições superiores de controle (ISC) de três países, eleitos pela Assembleia Geral da ONU para mandatos de seis anos. Atualmente, fazem parte do grupo o auditor geral da República Popular da China, Hou Kai (mandato 2020-2026); o controlador-geral do Chile, Jorge Bermudez (mandato 2018-2024) e o primeiro-presidente da Corte de Contas Francesa, Pierre Moscovici (mandato 2022-2028).   

O TCU é candidato à vaga hoje preenchida pela Controladoria-Geral da República do Chile, cujo mandato terminará em junho do ano que vem. 

Fonte: TCU