O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou, nesta quarta-feira (08), da Sessão Solene de Posse do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), conselheiro Márcio Pacheco, para o biênio 2025-2026.
Em sua fala, o presidente da Atricon valorizou o período em que o conselheiro Rodrigo Nascimento ocupou a presidência do TCE-RJ, gestão a qual avaliou como exitosa, e se dirigiu ao conselheiro Márcio Pacheco exaltando sua atuação ao longo dos anos e salientando o papel do Tribunal de Contas de orientar os gestores para que todas as políticas públicas do Rio de Janeiro passem a se voltar àquele que mais necessita, que é o cidadão. “Como presidente da Atricon, coloco nossa Associação à disposição desta Corte para bem servir ao povo carioca e ao Brasil”, concluiu Edilson Silva.
Na cerimônia também foram empossados o conselheiro José Maurício de Lima Nolasco, no cargo de vice-presidente, o conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, no cargo de corregedor-geral, a conselheira-substituta Andréa Siqueira Martins, no cargo de ouvidora, e o conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia, no cargo de presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão.
Concluindo a solenidade, o conselheiro Márcio Pacheco fez um pronunciamento falando sobre seu propósito frente ao TCE-RJ e afirmando que sua gestão será de grande parceria e diálogo com os órgãos estaduais e municipais. “Precisamos ouvir o jurisdicionado, que, muito mais do que fiscalizado, é nosso aliado. Podemos e devemos estabelecer diálogo com todas as instituições em favor do desenvolvimento econômico e social do nosso estado e das cidades”, ressaltou.
Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o senador Carlos Portinho, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes Lima, o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Thiers Montebello, o presidente da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Marco Peixoto, membros da diretoria da Atricon e do controle externo brasileiro, entre outras autoridades.