Atricon participa do Transformar Juntos 2025

Na manhã desta quarta-feira (23), o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou da solenidade de abertura do Transformar Juntos 2025, promovido pelo Sebrae em Brasília. O evento, que segue até esta sexta-feira (25) no Royal Tulip Brasília Alvorada, reúne autoridades, gestores públicos, lideranças locais e agentes de desenvolvimento para debater “Sustentabilidade e Resiliência Climática”.

Em sua fala, Edilson Silva destacou o papel estratégico dos Tribunais de Contas para apoiar a gestão pública e fortalecer o diálogo entre os diversos atores do desenvolvimento local. “A transformação que buscamos – e que este evento simboliza – não se dá apenas com boas ideias, mas com comprometimento institucional, integração de esforços e, sobretudo, com confiança mútua entre os atores públicos e privados. E isso é o que o Sebrae tem feito com maestria”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda que a Atricon representa os Tribunais de Contas do Brasil com a missão de garantir uma administração pública mais eficiente, transparente e voltada ao cidadão. “Estamos atentos aos desafios enfrentados pelos municípios, especialmente os menores, e queremos ser parte da solução – não apenas com a lupa da fiscalização, mas com a mão estendida da orientação, da escuta e do estímulo à melhoria contínua”, completou.

PNTP em destaque

Nesta quinta-feira (24), segundo dia do evento, o coordenador-geral do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT), apresentou os resultados dos ciclos mais recentes do programa durante o painel “Órgãos de controle como parceiro no desenvolvimento dos municípios”. O momento foi dedicado a tratar sobre como o fortalecimento da parceria com os órgãos de controle pode contribuir com desenvolvimento dos municípios e o empreendedorismo local.

Além do conselheiro, também participaram do painel Nayrah Helyse Machado, assessora para Elaboração e Acompanhamento de Projetos do Equipe e Estrutura do Ministério Público do Piauí (MPPI), Otávio de Castro Alla, promotor de Justiça na Bahia e Coordenador do Comitê Gestor do Sistema IDEA, Kassiele Nardi, coordenadora de Políticas Públicas do SEBRAE/MS, e Doracy Moreira Santos, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).