Atricon pede apoio da Federação de Jornalistas na campanha pelo CNTC

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schroder, manifestou apoio à campanha  visando a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (CNTC). O jornalista participou do mesmo painel de debates que o conselheiro Antonio Joaquim, presidente da Atricon, foi convidado no Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça. O evento está sendo realizado em Fortaleza, desde a quarta-feira, 27, e reúne assessores de comunicação do Poder Judiciário, do Ministério Público e Tribunais de Contas.

Antonio Joaquim aproveitou o evento para falar sobre a Atricon e  as metas da instituição.  Embora os painelistas e vários participantes tenham manifestarem certo desconhecimento em relação à Associação dos membros de Tribunais de Contas e ao assunto, as manifestações foram todas favoráveis a retomada de tramitação da proposta de emenda constitucional apresentada em 2007 pelo então deputado federal e atual senador Vital do Rego.

O dirigente da Federação dos Jornalistas disse para o conselheiro que iria definir uma forma de a entidade ajudar a Atricon. O presidente da Atricon disse que faria uma visita à Fenaj para prosseguir os entendimentos.

Na palestra, o conselheiro Antonio Joaquim defendeu a obrigatoriedade de os Tribunais de Contas investirem na comunicação com a sociedade, principalmente por decidirem sobre assunto de natureza eminentemente pública, ou seja, a gestão dos recursos públicos.  

Américo Corrêa

Leave a Reply