Atricon presente na posse da nova diretoria da Abracom

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva, participou da posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), nesta segunda-feira (26). O conselheiro Thiers Montebello será o presidente no biênio 2024-2025. A solenidade ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio).

Edilson de Sousa Silva destacou a importância do momento, em que o conselheiro Thiers Montebello é reconduzido ao cargo, e também a relevância da Abracom para o sistema de controle externo brasileiro. “Não apenas pelo brilhantismo, mas também pelo comprometimento de uma vida dedicada ao Tribunal de Contas Municipal do Rio de Janeiro”, lembrou. “A Abracom exerce papel importantíssimo para a sociedade brasileira”, afirmou.

Segundo o presidente da Atricon, os desafios são muitos, em especial pela tramitação da PEC da Essencialidade. “É uma proposta muito importante que só terá louros com o trabalho unificado de todas as instituições coirmãs do nosso sistema de controle”, disse. “Tenho certeza que, juntos, conseguiremos grandes vitórias”, concluiu.

Pela Atricon, também estiveram presentes na solenidade os conselheiros Cézar Miola, vice-presidente de Relações Institucionais; Joaquim Castro, vice-presidente Executivo; e os diretores Plínio e Thiago Ribeiro.

Abracom
Thiers Montebello agradeceu, em especial, o presidente e o vice-presidente do TCMRio, anfitriões do evento, e elogiou o trabalho de seu antecessor, Joaquim Alves de Castro Neto. “Recebi a Abracom com um desenho institucional aprimorado, já que as vice-presidências regionais foram substituídas por vice-presidências temáticas”, afirmou.

Além disso, indicou que seu trabalho na presidência da Abracom seguirá o objetivo de reforçar o sistema Tribunais de Contas e trabalhar por sua integração. Thiers Montebello citou, também, a Proposta de Emenda Constitucional nº 39/2022, a PEC da Essencialidade. “O esforço junto ao Congresso Nacional para a aprovação dessa PEC será prioridade, não só de minha parte, mas de todos os presidentes das entidades representativas do sistema tribunais de contas, pois ela é fundamental para barrar qualquer aventura no sentido de extinção dos tribunais de contas”.

Tomaram posse na Abracom para o biênio 2024-2025 os conselheiros Nelson Pellegrino (vice-presidente Executivo), do TCM da Bahia; Thiago Kwiatkowski Ribeiro (vice-presidente de Relações Político-Institucionais), do TCMRio; Joaquim Alves de Castro Neto (vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais), do TCMGO; e José Carlos Araújo (vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo), do TCM do Pará. No Conselho Fiscal, Francisco Sérgio Belich de Souza Leão, do TCMPA; Valcenôr Braz de Queiroz, do TCM de Goás; e Plínio Carneiro Filho, do TCM da Bahia.

Fonte: Abracom, com alterações