Atricon realiza Encontros Regionais para celebrar seus 30 anos

Para marcar a passagem dos seus 30 anos, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) vai dar início, a partir desta sexta-feira (26), a uma série de cinco encontros regionais, durante os quais serão realizados seminários e desenvolvidas várias atividades, como lançamentos de pesquisas, capacitações, e outros projetos. A organização dos eventos é coordenada pelo conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), ex-presidente da entidade.

A série, que tem o apoio de todos os tribunais de contas, vai ser inaugurada com a realização do seminário “Fortalecimento das instituições através da ética, integridade e transparência”, a partir das 14h de sexta-feira (26), no plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF).

O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), destaca que o objetivo da iniciativa é estender as comemorações alusivas ao aniversário da entidade, realizando um encontro em cada uma das regiões do país. O grupo responsável pela organização dos eventos é coordenado pelo conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), ex-presidente da entidade.

A programação do seminário no TC-DF prevê a participação do advogado, jurista e professor Fábio Medina Osório, da professora de filosofia da organização Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão, e do jornalista e advogado Marco Antonio Sabino. As inscrições podem ser realizadas pelo sistema da Escola de Contas Públicas do Tribunal. Serão fornecidos certificados de participação àqueles que estiverem inscritos.

O  calendário dos encontros está assim definido: 26/08 – Centro-Oeste (Brasília – TC-DF); 1º/09 – Sudeste (São Paulo – TCE-SP); 09/09 – Nordeste (Maceió – TCE-AL); 14/09 – Norte (Manaus – TCE-AM) e 06/10 – Sul (Curitiba – TCE-PR).

SAIBA MAIS

A Atricon foi criada no dia 26 de agosto de 1992 com o objetivo de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus membros (ministros, conselheiros, ministros substitutos e conselheiros substitutos), visando aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade. Sua atuação é desenvolvida em estreita parceria com outras entidades representativas dos Tribunais de Contas.

Eleita a cada dois anos, a Direção da Atricon define, por meio de constante e democrático processo de diálogo com os associados, metas e ações estratégicas, firma parcerias com outras instituições e realiza debates e eventos nacionais.

Fonte: TCE-PB