Atricon realiza reunião de transição das diretorias


Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), a diretoria eleita da Atricon para o biênio 2022-2023 aprovou os planos de ação e de gestão a serem desenvolvidos nos próximos cem dias. O planejamento prevê a entrega de 22 projetos até maio de 2022.

O presidente eleito da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), lembrou da necessidade do trabalho conjunto e contínuo da diretoria da entidade. “Espalhados pelo país, os Tribunais de Contas têm o importante papel de induzir a administração pública a adotar políticas capazes de atender às diversas necessidades da população; e a fiscalizar a execução das medidas implantadas. Em conjunto, na Atricon, somos capazes de amplificar essa tarefa”, disse.Cezar Miola também destacou que o presidente da entidade, entre os anos de 2018 e 2021, elegeu o aprimoramento e se empenhou em alcançá-lo, além de escolher a união como pilar indispensável à consolidação dessa meta. “Aprendi a compreender a capacidade de liderança e a serenidade do conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB). Nunca faltou comprometimento e dedicação. 

Precisamos continuar caminhando juntos”, ressaltou.O encontro teve a participação de vice-presidentes e de diretores de forma presencial e on-line. Entre as iniciativas previstas, coordenadas pelas vice-presidências, estão ações na área da educação, da mobilidade urbana, da transparência, da governança e do meio ambiente.No encontro, foram definidas as diretrizes da gestão, que preveem, entre outras, a proteção jurídica das prerrogativas dos membros dos TCs, a análise contínua do desempenho dos Tribunais de Contas, o estímulo a boas práticas de governança e a articulação institucional.

Também foram discutidos a formação do Conselho Consultivo, o fortalecimento da área de Comunicação Social da entidade e o planejamento para as comemorações dos 30 anos da Atricon. Conheça a composição da Diretoria: (folder).

A posse conjunta das diretorias da Atricon, do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) será realizada nesta terça-feira (22), às 16h. A solenidade será no auditório do Instituto Instituto Serzedello Corrêa (ISC-TCU), em Brasília. O evento terá formato híbrido. Além de ser transmitido pelo canal do Youtube do TCU (https://www.youtube.com/watch?v=Dxld2lunAZA), terá uma sala virtual para autoridades e convidados.

 

fotos: Fábio Pinheiro

 

 


Prestação de contas

O presidente da Atricon que nesta terça-feira (22) conclui o seu mandato, Fábio Nogueira, apresentou brevemente uma prestação de contas do biênio 2020-2021, o seu segundo mandato consecutivo. Nogueira destacou que alguns projetos de sua gestão foram impactados pela pandemia, como o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que teve o ciclo de 2021 adiado. “Não somente a Atricon, mas todo o sistema teve de reposicionar e se adequar ao momento”, lembrou.

Nogueira apresentou ainda um vídeo sobre o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que foi realizado em formato híbrido em novembro de 2021 e teve como sede o TCE-PB. Ele concluiu sua fala destacando a confiança na nova diretoria da Atricon. “Hoje acordei refletindo sobre a disposição do presidente e do vice-presidente executivo. Como é bom saber que nossa entidade será conduzida por homens que não têm preguiça.”

Texto: Priscila Oliveira e Heloísa Lima.