A Atricon reuniu a diretoria da entidade para avaliar projetos em andamento durante a atual gestão e debater o planejamento de ações estratégicas para o controle externo na tarde desta quarta-feira (21), durante a segunda edição do Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (2º LabTCs), em Cuiabá.
Na abertura da reunião, o presidente da entidade, Cezar Miola, destacou a inclusão das temáticas da educação antirracista e do controle na área ambiental nas avaliações do projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). “Quando os órgãos de controle direcionam o olhar para uma determinada política pública, há um movimento de indução, de estímulo e de melhorias”, destacou.
O coordenador-técnico do MMD-TC, Sebastião Carlos Ranna de Macedo, apresentou as conclusões do Ciclo de Debates realizado na manhã desta quarta-feira (21). “Ao longo desses dez anos, avançamos em pontos estruturantes nas avaliações e, a partir de agora, estamos concentrados em pontos específicos que possuem oportunidades de melhorias. E se queremos ter ações inovadoras, temos de começar pela base, que é a educação”, disse.
O cumprimento do Planejamento Estratégico da entidade foi ressaltado pelo vice-presidente Executivo, Edilson de Sousa Silva na reunião. “Uma das nossas necessidades mais prementes é a conclusão das ações definidas para a gestão. Precisamos de um esforço adicional para alcançar as metas e diretrizes previstas”, pontuou.
Entre os demais temas colocados para apreciação dos participantes, estiveram a Resolução n° 01/2023, e a Nota Recomendatória nº 03/2023. Foram apresentadas ainda informações de interesse dos órgãos de controle sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e matérias em análise pelo Supremo Tribunal Federal. A prorrogação do Acordo de Cooperação Técnica da Rede InfoContas também esteve na pauta do encontro, que ainda abordou a importância de os TCs aderirem ao acordo de cooperação com o Banco do Brasil – BB Ágil.
A sétima edição da reunião de diretoria da Atricon (biênio 2022/2023) foi acompanhada pelo presidente do CNPTC, Luiz Antônio Guaraná, pelos vice-presidentes Executivo, Edilson de Sousa Silva, de Desenvolvimento do Controle Externo, Sebastião Carlos Ranna de Macedo, de Relações Político-Institucionais, Joaquim Alves de Castro Neto (online), de Relações Jurídico-Institucionais, Milene Dias da Cunha, e pelos diretores de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos, Roberto Loureiro, Gilberto Jales e Naluh Gouveia; de Desenvolvimento do Controle Externo, Soraia Thomaz Dias Victor; de Relações Internacionais, Wanderley Geraldo de Ávila (online) e Otávio Lessa; de Relações Jurídico-Institucionais, Gonçalo Domingos de Campos Neto, Odilon Inácio Teixeira, Rafael Fonsêca, José de Ribamar Caldas Furtado (online) e Manoel Pires dos Santos (online); e os conselheiros fiscais, Telmo de Moura Passareli, Susana Maria Fontes Azevedo Freitas (online) e Plínio Carneiro Filho (online).
Veja aqui as fotos da reunião.
Foto: Douglas Quadros dos Santos