Organizado sob coordenação da auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) Daiesse Jaala, o livro “Políticas Afirmativas de Inclusão e Equidade Racial – reflexões acerca do papel dos setores público e privado” aborda um tema que tem sido amplamente discutido no Brasil. A criação das leis de cotas para o ensino superior e concursos públicos federais, a representatividade em espaços de poder e centrais de decisão, além da representatividade em conselhos de administração e diretorias de empresas têm sido temas cruciais nesse debate.
A obra oferece, por meio de uma análise crítica dos diversos autores, exemplos práticos das políticas afirmativas e sua implementação, ressaltando a importância da avaliação contínua de sua efetividade e impacto. Deixando claro que o caminho é longo, o livro passa a mensagem de esperança no avanço até uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Em sua rede social, Daiesse comentou sobre a obra, a qual considera “uma poderosa ferramenta para compreender, debater e promover políticas que visam corrigir desigualdades históricas e promover a inclusão efetiva de pessoas negras em todas as esferas da sociedade”. Segundo a coordenadora, o livro oferece insights valiosos e discussões para “enfrentar os desafios da discriminação racial e construir um país mais justo e diverso”, conclui.
A obra é uma publicação da Editora Fórum.
Fonte: Editora Fórum, com alterações