Auditor do TCU ministra curso sobre gestão orçamentária e financeira na Escoex do TCE-MS

Começou nesta segunda-feira (05/05) o curso “Gestão Orçamentária e Financeira”, oferecido pela Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). Por meio de aulas expositivas, estudo de caso, testes e exercícios, 46 servidores do TCE/MS aprenderão mais sobre o assunto.

As aulas serão ministradas pelo Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo da Silva Matias. Atualmente, Júlio Marcelo atua como coordenador de auditorias. O objetivo do curso é proporcionar aos servidores uma visão mais ampla dos principais aspectos relacionados à gestão orçamentária e financeira e fazer com que os mesmos consigam identificar e compreender os principais dispositivos legais que regem o processo orçamentário no Brasil.
A carga horária do curso é de 28 horas-aula e segue até o dia 13/05. Os servidores assistem as aulas de segunda à sexta. O conteúdo será distribuído em seis módulos: Introdução ao Orçamento Público, Receita Orçamentária, Acompanhamento Fiscal e Orçamentário, Classificação da Despesa Orçamentária, Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual e Alterações Orçamentárias.
Instrutor – Júlio Marcelo da Silva Matias é pós-Graduação em nível de Especialização em Contabilidade e Auditoria Financeira, pós-Graduado em nível de Especialização em Direito Administrativo. No serviço público, exerceu o cargo efetivo de Analista Judiciário junto Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul. No magistério atua como palestrante, instrutor em treinamento para servidores e como professor em cursos preparatórios para concursos públicos.

Leave a Reply