Auditores do TCU e analistas do TCE-CE avaliam obras para Copa do Mundo de 2014

Os auditores federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Daniel Negreiros Aguiar e Victor Souza Lopes de Oliveira, estiveram em Fortaleza, na última quarta-feira (3/4), para avaliar os contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal referentes às obras de mobilidade urbana na capital cearense devido à Copa do Mundo de 2014.

Em reunião no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), os auditores se informaram sobre o trabalho da Corte de Contas em relação ao acompanhamento das obras estaduais para o evento: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e as Estações de Metrô de Fortaleza Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

Participaram da reunião José Oscar Feitosa Andrade e Marcel Oliveira, respectivamente coordenador e subcoordenador da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Obras de Grande Porte; a chefe de Gabinete da Presidência, Aline Mota; o coordenador técnico da Secretaria de Controle Externo do TCE, José Teni Cordeiro Júnior; os analistas da Comissão, Daniel Menezes Cavalcante, Alexandre Guimarães Sabóia de Albuquerque e Francisco Cláudio Ferreira Reis; além dos dois auditores do TCU.

Para a secretária de Controle Externo do TCE-CE, Giovanna Augusta Moura Adjafre, é importante essa troca de informações entre os Tribunais de Contas (TCs) para evitar trabalhos repetidos e saber onde cada Órgão está atuando. “Apesar de óticas diferentes, já que um faz o acompanhamento a nível federal e o outro estadual, com a chegada da Copa, as tarefas estão intrínsecas”, ressalta Giovanna Adjafre.

Arena Castelão – Os auditores do TCU, Daniel Negreiros Aguiar e Victor Souza Lopes de Oliveira, aproveitaram a estadia na capital cearense para conhecer a Arena Castelão. Do TCE, acompanhou a visita o subcoordenador da Comissão, Marcel Oliveira. A Comissão é formada por 11 servidores desta Corte de Contas e foi criada em 2012 com o objetivo de acompanhar o andamento de grandes obras no Estado. Hoje, esse trabalho é realizado em seis empreendimentos: Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão, Centro de Eventos do Ceará, Acquário do Ceará, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e Estações de Metrô de Fortaleza Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

A visita à Arena Castelão foi guiada pelos engenheiros do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado do Ceará, Arco Márcio Franco e José Welber da Cunha. O tour pelo estádio percorreu o gramado, arquibancadas, museu e parte externa. “É fundamental a importância dos TCs nessa parceria. O TCE está estreitando a relação com o TCU, reforçando a transparência e a regular aplicação dos recursos públicos”, afirma Marcel.

Leave a Reply