Auditoria do TCE Ceará prossegue com visita, em Sobral, ao Hospital Regional Norte

Uunnamedma equipe técnica do TCE Ceará esteve em Sobral nesta segunda-feira (29/8), juntamente com o presidente da Corte, conselheiro Edilberto Pontes, percorrendo as instalações do Hospital Regional Norte (HRN). O Tribunal está realizando Auditoria Operacional em unidades hospitalares da capital e interior para avaliar alternativas de modelos de gestão de saúde adotados no Estado.

Inaugurado há 3 anos, o Hospital atende uma média de 5 mil pacientes/mês e é gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Antes da visitação às áreas do HRN, passando por recepção, leitos (418 no total), UTIs adulta e pediátrica, Centro Cirúrgico, Centro de Parto Normal, Banco de Leite, Farmácias Satélites, entre outros, foi feita uma explanação pelo diretor-presidente do ISGH, Flávio Deulefel, e pela direção do HRN, composta por Daniel Hardy Melo, Diretor-Geral; Manuela de Castro Monte Frota, Diretora de Processos Assistenciais; e Maria Ludimila Arruda Frota; Diretora de Gestão e Atendimento.

O secretário de Controle Externo (Secex), Raimir Holanda, e os servidores Cleonaldo Costa, Marcello Leite e Daniel Dantas também conversaram com a direção. Foram aplicados questionários aos acompanhantes e funcionários para aferir o grau de satisfação quanto ao atendimento, estrutura e limpeza, entre outros assuntos.

O presidente Edilberto Pontes destacou o trabalho da auditoria operacional. “É importante que o Tribunal de Contas não observe apenas os demonstrativos contábeis, contratos de gestão, mas que veja in loco o funcionamento, conversando com funcionários, servidores, médicos, direção, vendo o real funcionamento das unidades hospitalares. Isso é fundamental para esse trabalho que o TCE está fazendo de avaliar o sistema público de saúde do Estado do Ceará, comparando o que é gerido diretamente pela administração pública e o que é gerido pelas organizações sociais,” resumiu.

Segundo o diretor-presidente do ISGH, Flávio Deulefel, é de grande importância esse trabalho do Tribunal de Contas, de estar mais próximo à sociedade. “Ao conseguir evitar qualquer dano previamente, o Tribunal transforma as ações públicas em algo cada vez mais produtivo. Eu nunca vi um trabalho como esse, e certamente ajudará o gestor a visualizar como sair de uma dificuldade maior, de forma lícita e transparente.” O diretor do HRN, Daniel Melo, também considerou de extrema valia o Tribunal ter a percepção real de como estão sendo atendidos os pacientes e qual a opinião dos acompanhantes.

Nesta terça-feira (30/8), os servidores do TCE Ceará realizaram uma visita ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O Hospital Regional do Cariri (HRC) será visitado nos dias 8 e 9 de setembro. Na última sexta-feira (26/8), a visita foi feita ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), de atenção secundária. Na quarta-feira (24/8), a visita in loco foi ao Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).