Banco de dados do TCE-PB dará suporte ao ‘Hackfest Contra Corrupção’ , em João Pessoa

image-1O Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Conta da Paraíba – maior banco de dados abertos do Estado, será uma das ferramentas apresentadas no evento ‘Hackfest Contra Corrupção’, que começa nesta sexta-feira (7) e acontece até domingo em João Pessoa. Por solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do promotor de Justiça, Octávio Paulo Neto, foram indicados os servidores Matheus de Medeiros Lacerda, Willo Pinheiro e Weverton Lisboa, para apresentar o sistema durante a maratona de conhecimento em banco de dados. Na manhã desta sexta-feira, o chefe da Assessoria Técnica do TCE, Ed Wilson, entregou cópia dos dados do Sagres aos servidores.

O evento pretende reunir 50 estudantes de cursos como Ciência da Computação (ou áreas afins), Direito, Design ou Arte e Mídia. O Hackfest, também chamado de hack day ou codefest, é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por longos períodos, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo de hardware.

A procuradora-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE, Sheyla Barreto Braga, também participará do encontro.

A segunda edição do ‘Hackfest Contra a Corrupção’ será realizada em três dias: nesta sesxta (7 ), das 18h às 22h, na Central de Aulas da UFPB; e no sábado e domingo (8 )e (9), das 9h às 22h, no Laboratório de Inclusão Social – do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB.

O evento é promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).