Arquivos: Arcervo Técnico dos Tcs

Informações Sobre o FUNDEB – Fevereiro 2020

A presente publicação resulta de uma iniciativa conjunta do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), compilando informações extraídas do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Secretaria do Tesouro Nacional e de entidades atuantes na área.
Trata-se de um trabalho informativo devidamente estruturado, buscando trazer elementos acessíveis à sociedade, aos profissionais de imprensa, aos parlamentares e a todos os interessados em melhor conhecer aspectos característicos do FUNDEB.

Guia de Orientação aos Membros do Conselho do Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi criado em 2006, para vigorar por 14 anos, por meio da Emenda Constitucional nº 53/2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494/2007 e pelo o Decreto Federal nº 6.253/2007. Nesta publicação você terá acesso a informações referentes ao funcionamento do FUNDEB. TCE-SP, 2019.

Revista Eurolatinoamericana de Derecho Administrativo

O artigo intitulado “O novo Fundeb e o direito fundamental à educação”, publicado na revista Eurolatinoamericana de derecho administrativo, tem o escopo de analisar a relação ontológica entre o direito à educação e o princípio da dignidade da pessoa humana, com vistas à demonstração de que o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) se constitui em instrumento de concreção dos elementos essenciais a uma existência
digna. Mediante o emprego dos métodos analítico e dedutivo, procede-se à pesquisa do referencial teórico aplicável aos direitos fundamentais, ao direito à educação, ao princípio da dignidade da pessoa humana e ao Fundeb, com suporte na normatividade das respectivas disposições. Demonstra-se a imprescindibilidade do fundo para a manutenção e o desenvolvimento da educação no Brasil, alertando para os riscos inerentes a eventuais
retrocessos para esse direito fundamental.

Precatórios do FUNDEF

Desde 2017, o Tribunal de Contas da União (TCU) tem firmado entendimentos sobre a destinação dos recursos recebidos pelos municípios a título de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).