Bird promove encontro sobre normas internacionais de Auditoria pelos TCs do Brasil

Apresentar os desafios na adoção das Normas Internacionais de Auditoria pelos Tribunais de Contas do Brasil. Esse foi o objetivo principal da Segunda Fase do Treinamento Fiduciário do Banco Mundial (Bird), realizada nos dias 10 e 11 de setembro. O analista de Controle Externo, José Alexsandre Fonseca da Silva, esteve em Curitiba (PR) para contextualizar as ações voltadas para o atendimento às normas. Segundo Alexsandre da Silva, houve a oportunidade para que os representantes de Tribunais de Contas do Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Ceará contextualizassem as ações voltadas para o atendimento às normas.

Durante o evento, as estratégias do Banco Mundial junto às Entidades Fiscalizadoras Superiores foram esclarecidas. A disseminação de boas práticas de auditoria pelos países membros em que atua e a importância do Public Expenditure and Financial Accountability Programs (PEFA), que são diretrizes voltadas para diagnosticar os Sistemas de Gestão das Finanças Públicas de um país foram destaque nas participações.

Também foram abordados os seguintes pontos: adoção de um código de ética, utilização de um sistema de auditoria, manuais de auditoria, grupos de estudos, capacitações e adesão às Normas de Auditoria Governamental dos Tribunais de Contas (NAGs). Ministrada pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra, a palestra Adoção das Diretrizes de Auditoria Financeira abordou o trabalho da International Organisation of Supreme Audit Institutions (INTOSAI) no Brasil. Na apresentação, o palestrante destacou os desafios e perspectivas da adesão dessas normas para o TCU e demais Tribunais do país.

Gestão da auditoria, definição clara do objeto, recursos necessários, gestão por competência, simplificação dos processos de auditoria e produtos de auditoria elencaram o tema da palestra, que acabou por reforçar as oportunidades que essa adesão poderá trazer para as Cortes de Contas a partir de doações de organismos internacionais como o Bird, investimentos estrangeiros e iniciativas de desenvolvimento das auditorias do setor público por parte da INTOSAI.

Este encontro foi uma continuação da primeira edição, realizada em março deste ano em Recife, na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG).

Leave a Reply