Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Certificado da Atricon atesta eficiência das ações do TCE-MS

Foto por: Mary Vasques

O Tribunal de Contas Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta terça-feira (3), o Certificado e a Declaração de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) — ciclo 2024. A entrega foi feita ao presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, após dois dias de avaliação realizada pela comissão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)

O documento atesta que os processos e os procedimentos adotados pela Corte de Contas do MS cumprem as normas previstas e os parâmetros de eficiência definidos pela Atricon, referentes aos seguintes indicadores: composição, organização e funcionamento do TCE-MS; liderança; planejamento global de fiscalização e auditoria; controle externo concomitante; informações estratégicas para o controle externo; fiscalização e auditoria de obras e serviços de engenharia, da gestão da educação, da saúde, gestão fiscal, entre outros.

Para o presidente, conselheiro Jerson Domingos, a visita técnica dos integrantes da comissão é uma oportunidade de integração para aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pela Corte de Contas MS. “Uma oportunidade de apresentarmos ao Sistema Tribunais de Contas as ações que temos desenvolvido para o aprimoramento dos serviços prestados, além troca de experiências e das boas práticas, que poderão ser reproduzidas em outras Cortes do País”, afirmou o presidente do TCE-MS, reforçando a importância da validação.

O certificado foi entregue pelos integrantes da comissão: conselheira Naluh Gouveia (TCE-AC), conselheiro Pedro Aurélio Penha Tavares (TCE-AP), e pelos auditores de controle externo, Carlos Augusto Werneck (TCM-RJ) e Marcos dos Santos Côrtes (TCE-AP). Também estavam presentes no ato o chefe da Consultoria de Governança Estratégica da Corte de Contas, Geanlucas Júlio de Freitas; a chefe interina da Consultoria de Gestão Estratégica do TCE-MS, Ariene Castro, o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio e o assessor da Secex, Igor Nemir Neves.

O resultado final com as avaliações será apresentado no Congresso Nacional dos Tribunais de Contas que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, em novembro de 2024.

Fonte: TCE-MS

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.