Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas debaterá sobre desenvolvimento e controle a favor da cidadania

Fonte: Instituto Rui Barbosa.

“Desenvolvimento e Controle: um diálogo a favor da cidadania” é o tema do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de março, em Salvador-Bahia. O Congresso é promovido de forma conjunta pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), sendo considerado um dos mais importantes eventos na área do controle e fiscalização da administração pública, já consolidado no cenário nacional. As inscrições já estão disponíveis para todos os públicos, por meio do hotsite do evento.

O jurista baiano e patrono oficial dos Tribunais de Contas brasileiros, Ruy Barbosa, será o grande homenageado nesta oitava edição Congresso, em alusão ao centenário de sua morte e comemoração ao seu relevante legado como um dos maiores homens públicos da História do país.

O evento busca acolher os participantes para debater a democracia sob uma pers-pectiva que vai além de preferências político-partidárias e a missão dos Tribunais em um aspecto nacional e global. Em sua programação científica, serão abordados temas como a importância do controle externo no fortalecimento das instituições, a partir da aferição do efetivo impacto das políticas públicas e das entregas feitas à sociedade, com integridade e transparência; a qualidade das políticas públicas; além de assuntos relacionados ao controle e ao desenvolvimento econômico, social ou ambiental; ao controle e à tecnologia a favor da cidadania; às compras públicas e ao desenvolvimento local; e à Agenda ESG (Environmental, Social and Governance).

Durante o Congresso serão realizadas conferências e painéis temáticos com múlti-plas palestras que serão conduzidas por representantes dos Tribunais de Contas brasileiros e internacionais, professores universitários e membros de organizações com representatividade mundial; além da apresentação dos trabalhos técnico-científicos selecionados em edital de chamamento público e a premiação dos vencedores do I Prêmio IRB de Monografia.

A realização do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).

Serviço

VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas
Data: 1º, 2 e 3 de março
Local: Hotel Deville Prime Salvador – Itapuã, Salvador-Bahia
Inscrições (gratuitas): http://congressoirb.org.br/

Fonte: Instituto Rui Barbosa.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.