Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Conselho de Economia apresenta campanha de transparência de gastos públicos ao TCM-SP

O Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON), Odilon Guedes, que foi Vereador da cidade de São Paulo por duas vezes (1993-1996 e 2003-2004), e o Presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo, Carlos Eduardo Soares de Oliveira Júnior, estiveram em reunião na manhã da segunda-feira (10/2) com o Presidente do TCMSP, Conselheiro Domingos Dissei. O encontro discutiu formas de o Tribunal contribuir com a campanha Orçamento Público e Transparência Popular, capitaneada pelo CORECON.

A Campanha tem como base a Lei nº 13.149/2005, de autoria de Odilon Guedes, quando vereador, e prevê a publicização de dados referentes aos gastos públicos pelas administrações municipais, de forma descomplicada e de fácil compreensão pela população.

Em cerca de dois anos, a Campanha fez contato com prefeituras de diferentes portes por várias regiões do Estado e, agora, envolve a Prefeitura de São Paulo, que possui um orçamento de mais de R$ 120 bilhões. “O orçamento é o coração de um governo. É preciso que as pessoas saibam quais são os principais tributos que a cidade arrecada quais são suas principais despesas”, aponta.

Carlos Eduardo Soares de Oliveira Júnior sublinhou que a transparência nos gastos públicos é um mecanismo de fortalecimento da sociedade. “É preciso que a população acompanhe o orçamento e saiba: por que demorou para podar tal árvore? Para arrumar um buraco? Tem verba? Não tem verba? Por que não tem professor?”, exemplifica.

Pelo lado do TCMSP, o Presidente Domingos Dissei apresentou o ÍRIS, plataforma desenvolvida pelo Tribunal que exibe, de maneira filtrada e rica em recursos visuais, os dados referentes à aplicação de recursos públicos. Além disso, Dissei mencionou uma série de exemplos de atuação da Corte que geraram economia real aos cofres públicos – como no BRT Aricanduva e na operação Tapa-Buracos – e contribuem para a melhoria das contratações realizadas pela Prefeitura de São Paulo.

Fonte: TCM-SP

Mais recentes

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Leia também

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

A ferramenta, criada para uso interno do TCE-PB, vai facilitar a localização e a compreensão de grandes volumes de informações.