Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

CTE-IRB participa de debates da Semana da Educação da Famurs

O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa CTE-IRB, Cezar Miola, participou da abertura da Semana da Educação, promovida pela Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na manhã desta terça-feira (28). “O Desafio de Concretizar o Direito Fundamental à Educação” foi o tema da fala do presidente do CTE-IRB. O painel foi mediado pela coordenadora de Educação da Famurs, Juçara Dutra, com a participação do presidente da Federação e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

A Semana da Educação, que vai até o dia 31 de julho, pretende debater assuntos como práticas pedagógicas, legislação e prestação de contas, orçamento, financiamento da educação e fechamento do exercício financeiro de 2020. O curso online ocorre por meio de plataforma de ensino a distância.

De acordo com o presidente do CTE-IRB, a pandemia acelerou a necessidade de “investimentos na reestruturação das escolas, não apenas em equipamentos e tecnologias, mas também no preparo e na capacitação dos profissionais da educação para lidar com essa nova realidade”. Cezar Miola também ressaltou a realização de estudos do CTE-IRB, como o “Educação que faz a diferença”, que identifica e reconhece boas práticas de gestão e de ensino nas redes municipais. “Procuramos identificar o que essas redes tinham em comum e observamos que, entre as iniciativas, estão a continuidade dos investimentos na área, o enfrentamento à evasão escolar, a proximidade entre os gestores escolares e as secretarias de Educação, além da valorização dos professores e oferta de capacitações constantes, entre outras questões”, destacou.

O conselheiro também alertou para a necessidade de transparência das ações desenvolvidas na educação durante a pandemia, tanto na área administrativa quanto na pedagógica. “Os gestores devem ter cautela e adotar medidas que garantam a proteção de dados dos alunos, professores e comunidade escolar que utilizam plataformas de ensino remoto”, alertou.

A Semana da Educação terá entre os debatedores o diretor jurídico da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Lieverson Perin; o auditor contador Darli Carlos Spanholo; e o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE), José Henrique Paim. Acesse a abertura do evento aqui: https://youtu.be/1wDL7schbg04

Texto: Priscila Oliveira

Mais recentes

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Atricon adere ao Outubro Rosa e reforça importância do cuidado com a saúde

Sistema Prisional Brasileiro é tema de reunião entre Atricon e CNJ

TCE-RS promove 4° Seminário de RPPS para orientar gestores sobre sustentabilidade previdenciária

Leia também

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Pascoal também foi eleito 2º vice-presidente do novo órgão, cuja primeira composição do Conselho Diretor tomou posse nesta quinta-feira (1º de outubro).

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

De autoria do presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, o livro resulta da conclusão do projeto de pesquisa de Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atricon adere ao Outubro Rosa e reforça importância do cuidado com a saúde

Para marcar a campanha, o Atriconzinho também ganhou uma versão especial em rosa, ajudando a levar a mensagem de forma leve e acolhedora: cuidar de si deve ser uma prioridade durante todo o ano.