Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Edilberto Pontes destaca papel dos Tribunais de Contas para efetivação da Lei 147/2014

edilberto_TCE-CEO papel dos Tribunais de Contas para a efetividade da Lei Complementar 147/2014 foi destacado pelo vice-presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Pontes, durante o evento “Fomentar: Arena Internacional de Debates sobre o Uso do Poder de Compra do Estado como Indutor de Políticas Públicas”, realizado segunda-feira (8/12) e terça-feira (9/12), em Brasília.
Representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Edilberto Pontes disse que as Cortes de Contas são fundamentais na sensibilização do gestor para observância das regras aplicadas às Micro e Pequenas Empresas. “Além do cumprimento da Lei, o objetivo é fomentar a eficiência, economicidade e o desenvolvimento econômico, principalmente levando-se em conta a geração de emprego e renda promovida pelas micro e pequenas empresas.”

Pontes foi um dos debatedores da palestra ministrada pelo Coordenador Geral de Contratações Estratégicas – DELOG/SLTI/Ministério do Planejamento, Rafael Setubal Arantes, sobre o tema “Decreto da Lei Complementar 147/2014”. A sessão foi coordenada por Carlos Leony, secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
Resolução nº 09/2014 da Atricon, que fixa a Lei Geral como “item de verificação obrigatória no controle externo, com explicitação das conclusões da equipe em documento próprio, de modo a impactar o julgamento das correspondentes contas anuais”, foi aprovada em agosto último, durante o IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas realizado em Fortaleza. A Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, alterou a Lei Complementar nº 123, de 2006, que institui o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e dispõe sobre o Simples Nacional.
Na programação desta terça-feira (9/12), também foram discutidos os seguintes temas: “Uso do Poder de Compra do Estado – 8 Anos da Lei 123/06” , “O Estado da Arte do Uso do Poder de Compra do Estado como Indutor do Desenvolvimento Local: Agricultura Familiar e Compras Públicas”, “Indicadores de Compras Governamentais”, “Apresentação e Discussão das Conclusões das Sessões da Arena de Debates”.
Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto de Compras Governamentais (ICG), o evento reúne os principais gestores de compras dos Governos Federal, Estadual e Municipal, bem como representantes de Pequenas Empresas, especialistas e estudiosos do tema. Entre os apoiadores estão a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, o Conselho de Secretários de Estado da Administração e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (Consad).

Mais recentes

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Leia também

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

O congresso é considerado um espaço para intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela criminalidade organizada internacional

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Muitos dos que participaram da Consulta manifestaram a satisfação pessoal por fazer parte do trabalho de controle externo do TCE.

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

De acordo com informações encaminhadas Secadi, o levantamento alcançou 4.960 respondentes, entre estados, municípios e o Distrito Federal, abrangendo 4.933 municípios, todas as capitais, os 26 estados e o Distrito Federal.