Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Entidades TCs entregam sugestões ao Grupo de Transição do Governo Federal para primeira infância

O orçamento da União reservou para 2023 apenas R$ 5 milhões para construção de creches, o que daria para erguer apenas duas unidades no próximo ano. Esse foi um dos graves indicadores da primeira infância no Brasil que foram entregues ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin pelas entidades que compõem o Sistema Tribunais de Contas. O documento, Ofício nº 551 do Instituto Rui Barbosa, foi repassado a Alckmin em Brasília na quarta-feira (14) pelo presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edson Ferrari.

O vice-presidente ficou impressionado com os indicadores e com a qualidade técnica do documento e a audiência, inicialmente prevista para 30 minutos, estendeu-se por uma hora e meia. Geraldo Alckmin ouviu explicações do conselheiro Ferrari e fez várias indagações. Ao final, elogiou a iniciativa dos tribunais de contas e afirmou que tratará do assunto com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, para que a atenção à primeira infância seja absoluta de governo. Ele lembrou aos presentes que em 2018, quando concorreu à Presidência, falava que, se eleito, seria o presidente da primeira infância.

Participaram da audiência os presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), do IRB, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e de vários presidentes de tribunais estaduais e municipais.   Dentre as sugestões apresentadas, além de mais recursos para creches, constam o incremento dos programas Criança Feliz eSaúde da Família, registro digital e acompanhamento de gestantes e crianças em situação de insegurança alimentar, ações emergenciais para o  Programa Nacional de Imunizações e garantia de aplicabilidade do Marco Legal de Saneamento Básico.

Fonte: TCE-GO

Mais recentes

Presidente Edilson Silva destaca integração e controle social na abertura do ENCCO 2026

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

Presidente Edilson Silva participa de sessão de eleição da nova gestão do TCE-SC

Presidente Edilson Silva realiza visita institucional ao Tribunal de Contas de Alagoas

Projeto “+Simples | Comunicar bem é dever do Estado” é lançado

Leia também

Presidente Edilson Silva destaca integração e controle social na abertura do ENCCO 2026

O presidente da Atricon defendeu o aperfeiçoamento permanente dos Tribunais de Contas e a atuação coordenada entre corregedorias, controles internos e ouvidorias.

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

A Comissão de Educação da Atricon e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o MEC, estão mobilizando os TCs de todo o país para participarem dos Encontros Técnicos sobre a Prova Nacional Docente (PND).

Presidente Edilson Silva participa de sessão de eleição da nova gestão do TCE-SC