Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Estudo desenvolvido no TCE-RO é premiado em evento sobre qualidade do gasto público

Durante o IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, ocorrido no início deste mês, em Brasília, um estudo sobre a aplicação, no Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), de técnicas de mensuração de ativos foi agraciado com “menção honrosa” no Prêmio Chico Ribeiro.

O trabalho premiado, intitulado “A implantação dos métodos de mensuração de ativos no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia”, foi elaborado pelos servidores do Tribunal, Clodoaldo Pinheiro Filho e Aldrin Willy Mesquita Taborda, que integraram a comissão nomeada para a elaboração de estudos visando à implantação dos processos de reavaliação, depreciação, amortização e exaustão dos bens patrimoniais do TCE rondoniense.

Essa ação, iniciada cerca de quatro anos atrás, teve como objetivo atender a Resolução nº 1.136/2008 e a Portaria 184/2008, ambas do Governo Federal, editadas pelo Ministério da Fazenda, que estabeleceram a obrigatoriedade da depreciação do patrimônio público, isto é, manter atualizado o valor dos bens pertencentes aos órgãos públicos nas três esferas (federal, estadual e municipal), de acordo com o seu valor real.

Para realizar essa tarefa, o TCE-RO nomeou uma comissão multissetorial, composta ainda pelos servidores Antônio Carlos Siqueira, Sandrael dos Santos, Antônio José de Moraes e Willian Coutinho. O trabalho, realizado ao longo de quase um ano, culminou com a apresentação de um relatório de avaliação, condensado em um processo com cerca de quatro volumes, em que são detalhadas práticas, modelos e procedimentos realizados durante a ação.

Também foram elencadas 12 recomendações, entre as quais, a que resultou na Resolução nº 153/2014 que regulamentou, no âmbito do TCE, o desenvolvimento dos trabalhos de reavaliação e depreciação dos bens de seu patrimônio. Essa tarefa consiste em dar a real dimensão, por assim dizer, do valor dos bens pertencentes à Corte, dando maior fidedignidade às informações disponibilizadas à sociedade.

Pioneiro na região Norte na mensuração de ativos, o TCE-RO tem, por meio desse trabalho desenvolvido internamente, servido de modelo para outros órgãos da administração pública, tanto de Rondônia quanto de outros estados.

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.