Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Experimente ser útil e saboreie o sentimento

Antonio Joaquim

Observem este paradoxo interessante: exatamente neste mês de agosto, consagrado o Mês da Primeira Infância (lei federal 14.617/2023) e a cujo tema tenho dedicado muito trabalho, experimentei um sentido intenso de gratidão por uma ação voltada para o que se pode chamar de “Idade Sênior”, os nossos idosos. 

Fui visitar as obras do Lar de Idosos de Barra do Garças, que está sendo construído em uma área de oito hectares que eu doei em 2008 para o município. Desde quando doei esse patrimônio almejei ver ali construído um espaço para acolher pessoas que, na velhice, precisassem de um lugar assim. Durante a visita não consegui prender lágrimas teimosas que insistiram em inundar os olhos. Quando um sonho se torna realidade, o coração exulta.

Acompanhado pelo conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE-MT, e pelo prefeito Adilson Gonçalves, fui ver de perto a fase final do empreendimento que tem contado com a inestimável contribuição de vários setores da sociedade barra-garcense e agentes políticos. A Prefeitura e a Igreja Católica local, sob a liderança do padre Cristiano, devem entregar o prédio no próximo mês. 

O Lar de Idosos fica distante 1.500 metros de distância do centro da cidade. Está assentado na área urbana e em região muito valorizada. Hospedará 80 idosos, mas terá uma infraestrutura para outros que quiserem passar o dia, pois a área é ampla (80 mil metros quadrados), ofertará várias atividades e permite outras possibilidades que poderão ser acrescidas no futuro. 

É muito saboroso esse sentimento de utilidade. Especialmente quando decorre de ações que estão além do desempenho do seu trabalho cotidiano. Como conselheiro, é minha obrigação fazer o melhor no trabalho de fiscalizar e julgar a gestão dos recursos públicos. Como cidadão, participar da solução de problemas que afetam a sua cidade, a sua comunidade, traz ainda mais forte esse sentimento de ter sido útil. Moro em Cuiabá, mas Barra do Garças não sai da minha existência. 

Pra quem tem se interessado muito com o tema Primeira Infância, parece que as questões relacionadas à pessoa idosa têm invadido a minha agenda. Também recentemente visitei a Fundação Abrigo Bom Jesus, o lar de idosos de Cuiabá, onde está sendo edificado uma obra que contou com a minha ajuda. O assunto que me procurou.

Trata-se de uma ala da saúde que está sendo construída com recursos viabilizados junto ao Ministério Público do Estado. A pedido da presidente da Fundação, minha amiga Márcia Ferreira, fizemos juntos gestão perante o MPE e conseguimos os recursos na ordem de R$ 2 milhões com o então procurador geral de Justiça e atualmente desembargador Deosdete Cruz Junior.

Como conselheiro de contas, por meio do TCE-MT, mas também como cidadão, tenho alimentado a minha alma com esse senso de dever cumprido ao trabalhar pela construção de creches. É a Primeira Infância como foco. Mas vejam, em pleno agosto, outro fator para comemorar: resultados de ações que atendem a terceira idade ou a melhor idade, eufemismo que busca suavizar a ideia de velhice. 

Busque ser útil, experimente e saboreie esse sentimento. Dá sentido à vida.

Antonio Joaquim é conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e ex-presidente da Atricon

Mais recentes

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Presidente Edilson Silva aborda atuação dos TCs brasileiros durante seminário internacional em Lisboa

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

Leia também

Dívida Pública: ponto preocupante que merece atenção dos Tribunais de Contas

Omar Pires Dias é conselheiro do TCE-RO

Waldir Pires, a COAPAJ e a dívida histórica da Bahia com o controle interno

Inaldo Araújo é presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)

Administração Pública: o elo mais frágil da licitação.

Marco Aurélio Bertaiolli é conselheiro do TCE-SP Robert Werner Koller é chefe de Gabinete do Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli, do TCE-SP