Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Giges, Gestão e Controle

A recessão da democracia vem acompanhada de críticas desconstrutivas às instituições que lhe dão lastro, mormente ao Judiciário e aos demais órgãos de controle da administração pública: Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, Controles Internos e Polícias.
Imagine, então, um mundo sem controles. Mais: um cenário em que os gestores públicos fossem, num passe de mágica, blindados de responsabilidades; em que eles passassem a usar uma espécie de “Anel de Giges”, garantindo-lhes o anonimato e a impossibilidade de verem configuradas quaisquer correlações entre os seus atos e as irregularidades, ineficiências ou práticas de corrupção.

Entre parênteses: a fábula do “Anel de Giges” está no livro “A República”, de Platão. Nela, o pastor Giges encontra um anel que lhe permite ficar invisível e passa a cometer crimes na busca de glória e poder. A moral do diálogo metafórico travado entre Sócrates e Glauco, irmão de Platão, é saber se todos que usassem aquele anel agiriam como Giges. Glauco acha que sim; Sócrates defende que o homem justo não mudaria a postura pelo uso do anel. Esse debate ético, filosófico e religioso sobre a condição humana perdura até hoje.


O fato é que nesse mundo sem controles, do gestor invisível, boa parte dos homens públicos procuraria agir da forma certa. Mas outra parcela, não. A liberdade ilimitada, o risco zero de ser controlado e a certeza da impunidade estimulariam ilegalidades e mais abusos. Para o Gestor-Giges, o breu das cavernas seria o habitat ideal. No seu dicionário, destacam-se, além do não controle, a opacidade dos orçamentos e os sigilos de atos que deveriam estar na prateleira pública. A luz do sol, de que fala Louis Brandeis, não teria vez. Democracia, transparência e controle seriam a sua criptonita.


O anel, porém, pode mudar de mãos. E se os fiscais da gestão usassem o anel, ganhando a invisibilidade? Muitos, ainda que falíveis, manteriam o propósito ético. Mas uma parcela de Controladores-Giges dobraria a meta da parcialidade, da superioridade ou da subserviência, do moralismo, do heroísmo… Quantos “Genivaldos” poderiam ser “torquemados” sem câmeras para comprovar?


Por fim, imagine que todos usassem o Anel de Giges: profissionais liberais, jornalistas, advogados, empresários, acadêmicos, cidadãos em geral… Estaríamos preparados?


Não existem anjos (James Madison). A luz do bom controle é condição civilizatória. E, no limite, ninguém escapa da voz da própria consciência.
P.S.: Recomendo a leitura do livro “O anel de Giges”, de Eduardo Giannetti.

Valdecir Pascoal – Conselheiro do TCE-PE

Mais recentes

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Leia também

Segurança jurídica é infraestrutura

Bruno Dantas é empresário e ministro emérito do TCU

Crise de reputação é acidente aéreo: não há monopólio do erro

Bruno Dantas é empresário e ministro emérito do TCU Leandro Colon é sócio-fundador da Fides Global Consulting

República dos Pequenos Desperdícios

Inaldo Araújo é presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)