Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

MEC inclui duas novas disciplinas na grade curricular das faculdades de Direito

A medida foi tomada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que aprovou no último dia 14 de abril uma resolução que altera as diretrizes curriculares nacionais da graduação em Direito. Agora os cursos passam a ter que ofertar disciplinas de Direito Financeiro e Direito Digital. As mudanças homologadas pelo ministro da Educação foram publicadas na edição do Diário Oficial da União do dia 16 de abril de 2021.

A conquista que durou aproximadamente 4 anos para ser concretizada teve a participação da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro (SBDF), que sempre contou com o apoio da  Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ).

Para um dos fundadores da SBDF, o renomado jurista Francisco Pedro Jucá, a inclusão das disciplinas na grade curricular das faculdades de Direito é uma vitória muito importante. Desde a fundação da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro, em 2017 no IV Congresso de Fortaleza/CE, o grupo apresentou ao público a reivindicação da inclusão da disciplina Direito Financeiro no currículo obrigatório do curso de graduação em Direito. “Semana passada conseguimos essa vitória, pois o Ministro da Educação homologou a Resolução do Conselho Nacional de Educação e inclui a disciplina em caráter obrigatório; essa é uma vitória para sociedade brasileira e uma contribuição para a formação da consciência da cidadania fiscal”.

De acordo com o corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid, a conquista é de extrema relevância e ressalta que desde a primeira edição do Congresso Internacional de Direito Financeiro, evento idealizado pelo Dr Francisco Pedro Jucá já aspiravam destacar a importância desse ramo do Direito. “No decorrer das sete edições do Congresso, o Direito Financeiro foi intensamente debatido com renomados palestrantes nacionais e internacionais, e hoje com muita alegria colhemos os frutos desse trabalho”.

 O corregedor-geral do TCE-MS ainda destaca que a conquista contou com a participação da Atricon, do IRB, dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais, especialmente do TCE-MS que participa ativamente desde o primeiro Congresso, da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro e da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da FADISP.

Passam a fazer parte das notas temas como: Direito Financeiro, Direito Digital e Formas Consensuais de Solução de Conflitos, além de abranger estudos referentes ao letramento digital, práticas remotas mediadas por tecnologias de informação e comunicação.

Segundo o Conselho Nacional de Educação (Conjur) a inclusão de Direito Financeiro foi necessária em consideração a temática essencial à formação jurídica, pelo alto impacto de questões referentes ao Direito Financeiro para as contas públicas, a governança pública e a efetividade das políticas públicas, assim como pelo fato do elevado índice nos tribunais para solução de conflitos nacionais e regionais referentes à área.

SBDF

Criada em 2017, a instituição sem fins lucrativos, destina-se a desenvolver os estudos e debates sobre temas relacionados com o Direito Financeiro e Finanças Públicas. Fundadores: Marcus Abraham, Edilberto Lima, Francisco Pedro Jucá e Ronaldo Chadid.

 Olga Mongenot

http://www.tce.ms.gov.br/noticias/detalhes/6128/mec-inclui-duas-novas-disciplinas-na-grade-curricular-das-faculdades-de-direito

Mais recentes

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Auditores visitam municípios para fiscalizar condições de funcionamento dos serviços de assistência social

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 63/2026

Leia também

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

Um encontro, realizado na sede do STJ, em Brasília, teve como foco o fortalecimento da cooperação entre as instituições e a construção de iniciativas conjuntas.

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Cerca de 70 técnicos de Tribunais de Contas de todo o país estiveram reunidos no TCE-AL para a Semana da Garantia da Qualidade.

Região Sudeste: Capacitação de quantificação de benefícios dos TCs está com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a quinta etapa das capacitações regionais dedicadas à mensuração de benefícios gerados a partir das ações de controle externo, que acontecerá na Região Suedeste do país, de 29 de setembro a 1º de outubro, na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio)