Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Novo Plano Estratégico traça rumos do TCE-PR no quinquênio 2017-2021

Uma equipe de servidores está elaborando o Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para o quinquênio 2017-2021. O documento vai traçar as diretrizes que o órgão de controle seguirá nos próximos anos em sua missão de fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público no Paraná. “As instituições que têm um plano estratégico oferecem aos diversos públicos uma visão clara de seus rumos”, explica o presidente, conselheiro Ivan Bonilha.

O documento em elaboração é o segundo Plano Estratégico do TCE-PR. O primeiro, que abrange o período 2008-2016, encerra sua vigência no final deste ano. Com base na experiência anterior, nesta segunda edição o Tribunal aceitou o desafio de desenvolver todo o trabalho internamente, sem o apoio de consultoria externa – prática comum nas empresas e mesmo em órgãos públicos.

Em elaboração desde meados de abril, o novo Plano Estratégico deverá ser concluído até o final do ano. A comissão se reúne todas as sextas-feiras. O trabalho é coordenado pela Diretoria de Planejamento e tem a participação da diretora-geral, Daniele Carriel Stradiotto; e da coordenadora-geral de Fiscalização, Bárbara Gonçalves Marcelino Pereira. Quando estiver concluído, vai apresentar a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos para o período, desdobrados em metas e indicadores. A exemplo do atual, o novo Plano Estratégico será publicado no site do Tribunal.

“Um plano estratégico eficaz é aquele que envolve todos os integrantes de uma organização, com o objetivo de alinhar ações e esforços. Cada servidor deve estar ciente da importância que representa para a instituição e da relevância de suas ações no conjunto”, afirma o diretor de Planejamento do Tribunal, Alexandre Faila Coelho.

Com o objetivo de receber sugestões para embasar a elaboração do novo plano, a Diplan elaborou uma pesquisa para os servidores do TCE-PR apontar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que identificam na instituição. O questionário  não identificou os participantes. A pesquisa, realizada via internet, por meio da ferramenta Google Forms, foi elaborada na metodologia da análise SWOT – sigla em inglês para forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Os dois primeiros se referem ao ambiente interno. Os outros, ao ambiente externo.

Mais recentes

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Leia também

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

Iniciativa vai reconhecer boas práticas dos Tribunais de Contas na adoção da linguagem simples e da comunicação clara; inscrições seguem até 9 de outubro e os vencedores serão anunciados durante o X ENTC, em Belém (PA).

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco.