Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

O Ceará tem disso, sim!

No III CITC – Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado na acolhedora Fortaleza  (28/11 a 1/12), do nosso sempre gentil Valdomiro Távora (Presidente anfitrião), tive a oportunidade de discutir, ao lado do Presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, e de Daniel Couri (do MPO), sobre os desafios da sustentabilidade fiscal no Brasil.

Ao lado do presidente Cezar Miola e dos ex-Presidentes da Atricon, Antônio Joaquim (TCE-MT) e Fábio Nogueira (TCE-PB), e mediados pela jornalista Leila Sterenberg, fizemos uma viagem sobre os 30 anos da nossa Associação, seus avanços e desafios. Recordações guardadas do lado esquerdo do peito.

Na ocasião, fui honrado – juntamente com os ex-Presidentes e um time de excelência composto pela Conselheira Soraia Victor (TCE-CE) e os auditores  Risodalva Castro (TCE-MT), Luiz Genédio (TCDF) e Viviane Grosser (TCE-RS) –  com maior honraria da Atricon, a “Comenda Seabra Fagundes”. Compartilho essa alegria com todos que cruzaram meu destino, especialmente minha família, amigos e o TCE-PE: “Sou o que sou porque somos todos nós”.

O Congresso foi histórico por diversos motivos. Pela riqueza e atualidade dos temas abordados: políticas públicas, governança, educação, inteligência artificial, inovação, consensualismo, igualdade de gênero, orçamento, sustentabilidade fiscal, responsabilidade social, meio ambiente, direitos fundamentais, transparência, era digital, instituições, democracia, entre tantos.

Também foi marcante pela celebração dos 50 anos do IRB – Instituto Rui Barbosa, nossa “Casa do Conhecimento”, tão bem liderado pelo Presidente Edilberto Pontes (TCE-CE), dando sequência ao valioso trabalho dos seus antecessores. Tivemos a alegria do retorno do querido amigo “FraThiers” Montebello à liderança da Abracom, substituindo o dedicado e eficiente Cons. Joaquim de Castro (TCM-GO), e a chegada da competente Conselheira Substituta Milene Cunha (TCE-PA) à Presidência da Audicon, sucedendo o Ministro Substituto (TCU) Marcos Bemquerer, que deixou um grande contributo ao sistema. Puxo a brasa à nossa sardinha: o TCE-PE: O Conselheiro Carlos Neves foi eleito Vice-Presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon e o Conselheiro Ranilson Ramos assumirá a Diretoria de Relações Institucionais do IRB.  Pernambuco presente, colhendo o bem plantado. 

Eis, por fim, o motivo principal desta mensagem. O Congresso foi histórico porque marcou o coroamento da exitosa gestão do Presidente Cezar Miola e de sua competente Diretoria e Assessoria à frente da Atricon. O filho da pequena São João da Urtiga (RS) honrou sua origem, família e a escola pública onde foi forjado. Conhecimento, seriedade, sensibilidade, firmeza, prudência, humildade, diálogo franco e conciliador e gentileza são atributos deste querido amigo e inspirador líder.  Predicados que estiveram a serviço das melhores causas do controle externo brasleiro e dos Tribunais de Contas nesses últimos dois anos. Parafraseando o legado de JK, e sendo até modesto, diria que “CM realizou quatro anos em dois”. Um predestinado que, com mais  de 30 anos no controle externo, adotou a causa dos Tribunais de Contas e da educação pública como destino. Um mestre! A ele, o nosso reconhecimento e profunda gratidão.

Há 10 anos, a Atricon seguiu as águas do “Pantanal” que desaguaram no “Capibaribe”, subiram ao “Paraíba” e cruzaram o país rumo ao “Guaíba”. Agora, é hora de uma viagem “porto a porto” (ambos seguros), do “Guaíba” ao “Madeira”. Ou, se preferir, é hora do “Maria Fumaça” trilhar rumo à “Estação Madeira-Mamoré”. Lá de cima, a vista do nosso país será igualmente privilegiada e fraterna.

Que a luz do sol e os bons ventos cearenses iluminem o nosso futuro presidente, o Conselheiro Edilson Silva (TCE-RO) e sua Diretoria eleita. Conhecimento, experiência, dedicação, dinamismo, coragem e imensa capacidade de trabalho e diálogo são os seus outros nomes. Que a Atricon continue nos trilhos republicanos e democráticos. Assim será!

Valdecir Pascoal  – Conselheiro do TCE-PE e ex-Presidente da Atricon

Mais recentes

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Atricon participa de homenagem ao ministro Jorge Messias durante evento em Teresina (PI)

X ENTC lança edital para apresentação de iniciativas em oficinas

Ministro Alexandre de Moraes é homenageado durante Congresso no TCM-SP

Selecionados mais quatro auditores de TCs para o Conselho de Auditores da ONU

Leia também

Primeira infância: o futuro se constrói no presente

Alberto Sevilha é presidente do TCE-TO e Severiano Costandrade é conselheiro coordenador-geral do programa TCE de Olho no Futuro

O Brasil entre os juros e a desigualdade

João Antonio da Silva Filho é conselheiro do TCM-SP

Juscelino Kubitschek: o Brasil que acreditava no futuro

Sebastião Helvecio Hoje, no aniversário da morte de Juscelino Kubitschek, presto minha homenagem àquele que considero um dos maiores políticos brasileiros. Há algumas identificações pessoais que tornam essa homenagem ainda mais especial: JK era mineiro e médico, como eu. E há uma pequena coincidência que sempre me encanta: Juscelino nasceu em 1902, o mesmo ano