Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

OAB recebe relatório de ações dos tribunais de contas na área da educação

O coordenador do grupo de acompanhamento ao Plano Nacional de Educação, conselheiro Cezar Miola, entregou, nesta terça-feira (18), ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, o conjunto das propostas que estão sendo debatidas na área da educação pelos órgãos de controle externo. As ações  serão sugeridas aos Tribunais de Contas do país, a fim de que os mesmos tenham uma atuação articulada e uniforme na fiscalização e no acompanhamento dos planos de educação. No documento também foi solicitado o apoio da OAB, destacando-se a importância da participação da entidade nesse processo.

Atualmente o Brasil possui três milhões de crianças a partir dos quatro anos e jovens fora da escola. De acordo com Cezar Miola, outros 45 milhões, que têm acesso ao ensino público, enfrentam desafios para ter uma educação de qualidade. “A escola é o único caminho que possibilita alcançar o ideal republicano de igualdade de oportunidades”, disse.

Criado por uma portaria conjunta da Atricon e do IRB de 29 de março, o grupo de trabalho vai propor ações de acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e de análise da qualidade dos gastos na área. A iniciativa é resultado da assinatura de um termo de acordo das duas entidades com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), objetivando estabelecer formas de cooperação quanto à execução dos planos de educação, e visa também dar efetividade à resolução da Atricon nº 03/2015, que estabelece diretrizes para o controle externo nas despesas com educação.

Mais recentes

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Atricon adere ao Outubro Rosa e reforça importância do cuidado com a saúde

Sistema Prisional Brasileiro é tema de reunião entre Atricon e CNJ

TCE-RS promove 4° Seminário de RPPS para orientar gestores sobre sustentabilidade previdenciária

Leia também

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Pascoal também foi eleito 2º vice-presidente do novo órgão, cuja primeira composição do Conselho Diretor tomou posse nesta quinta-feira (1º de outubro).

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

De autoria do presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, o livro resulta da conclusão do projeto de pesquisa de Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atricon adere ao Outubro Rosa e reforça importância do cuidado com a saúde

Para marcar a campanha, o Atriconzinho também ganhou uma versão especial em rosa, ajudando a levar a mensagem de forma leve e acolhedora: cuidar de si deve ser uma prioridade durante todo o ano.