Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Planejamento e controle na administração pública são temas de evento do TCE-TO

Com auditório lotado, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) realizou, na manhã desta quinta-feira, 22, o Encontro Técnico para Secretários, Diretores e Coordenadores dos Órgãos Estaduais.

Na abertura do evento, o presidente do TCE, conselheiro José Wagner Praxedes, destacou a importância da capacitação da administração pública e do fortalecimento da parceria entre os gestores e o Tribunal. “Nossa função é primeiramente orientar e só em último caso punir”, disse o presidente. Para finalizar, ressaltou que o planejamento é a principal ferramenta para conquistar avanços.

As últimas palavras do presidente deram gancho à palestra “Planejamento na Administração Pública”, com a auditora de Controle Externo, Dilce Moura Stakoviak.  A palestrante orientou os participantes quanto aos pressupostos de um bom planejamento, que são: Conhecimento do PPA (Plano Plurianual); Conhecimento da Lei Orçamentária Anual (LOA); Conhecimento do que já foi realmente executado; Conhecimento sobre o assunto que está em seu comando; Vontade política e Capacidade técnica. “São necessários esses conhecimentos para que o recurso público seja aplicado da melhor forma possível, resultando em uma gestão eficiente”, concluiu a auditora.

A palestra “Controle na Administração Pública”, ministrada pelo conselheiro substituto, Orlando Alves da Silva, apontou os pilares básicos, que são Transparência, Planejamento, Responsabilidade e Controle, como condições determinantes para que os agentes públicos tenham êxito.

O Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (SICAP/Contábil), canal pelo qual são encaminhados ao TCE os dados contábeis da administração pública, foi apresentado pela coordenadora de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal, Najla Mansur Braga. Já o auditor de CCurso_TCE-TOontrole Externo, Ramon Gomes Queiroz, anunciou o cronograma de implantação do SICAP/Contábil para o executivo estadual.

Resultados

A diretora do Instituto de Contas 5 de Outubro, Marilda Piccolo, pontuou sobre os resultados obtidos com os cursos oferecidos pela Corte de Contas,“O que percebemos durante todos esses anos é que os erros vêm diminuindo e a responsabilidade dos gestores aumentando”.

Avaliação

O secretário estadual de Planejamento, Davi Torres, avaliou o evento. “Parabenizo Tribunal pela iniciativa de promover esse evento de capacitação para novos gestores, mostrando a importância da responsabilidade, da transparência, do planejamento e de outros temas expostos aqui hoje”.

O secretário da Fazenda, Paulo Afonso, agradeceu o Encontro. “Primeiramente, quero agradecer ao TCE pelos esclarecimentos, para que possamos realizar o nosso papel com o devido planejamento, tendo responsabilidade e sendo transparente nas nossas atividades”.

“Esses encontros servem para tirarmos dúvidas e também nos atualizar com as leis e as regulamentações do Tribunal”, definiu o diretor do Banco do Empreendedor, Acy Fontes.

Mais recentes

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

Avança diálogo com TCU e STJ para construção de parceria institucional

PNTP reúne técnicos de Tribunais de Contas em Maceió para Semana da Garantia da Qualidade

Leia também

Congresso em Lisboa tem foco na cooperação jurídica e combate ao crime

O congresso é considerado um espaço para intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela criminalidade organizada internacional

PAF Cidadão 2027 do TCE-PA ouve população durante a Feira do Livro

Muitos dos que participaram da Consulta manifestaram a satisfação pessoal por fazer parte do trabalho de controle externo do TCE.

Atricon destaca mobilização dos TCs em apoio ao diagnóstico sobre Educação Especial Inclusiva

De acordo com informações encaminhadas Secadi, o levantamento alcançou 4.960 respondentes, entre estados, municípios e o Distrito Federal, abrangendo 4.933 municípios, todas as capitais, os 26 estados e o Distrito Federal.