Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Presidente Edilson Silva recebe medalha pelo trabalho no fortalecimento do Sistema TCs

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, recebeu a Medalha do Mérito Técnico Conselheiro Valdivino Crispim de Souza – Ordem da Boa Governança. A medalha é a mais nova honraria institucional criada pelo TCE-RO para distinguir iniciativas capazes de gerar inovação, resultados, impacto e valor público para a sociedade.

A entrega foi feita, nesta terça-feira (15), durante cerimônia no auditório do Tribunal, que também entregou a honraria ao conselheiro Paulo Curi Neto. Os dois foram reconhecidos por trajetórias que extrapolam os limites da atuação institucional e se traduzem em benefícios concretos para a população.

A distinção entregue ao conselheiro Edilson Silva destacou sua contribuição para o fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas em âmbito nacional, especialmente por meio da articulação institucional relacionada à chamada PEC da Essencialidade e pela expansão do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), iniciativa que ampliou a transparência e o acesso à informação em todo o país.

Confira o vídeo da homenagem

Já a homenagem concedida ao conselheiro Paulo Curi Neto reconheceu sua atuação estratégica na idealização, articulação e consolidação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), iniciativa que ajudou a transformar Rondônia em referência nacional na alfabetização infantil.

Entre os resultados alcançados estão o avanço do estado da 17ª para a 4ª colocação no indicador nacional de crianças alfabetizadas e a consolidação de um modelo colaborativo de governança educacional voltado à melhoria da aprendizagem.

Fala, presidente

Ao justificar a escolha dos conselheiros, o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, destacou que a criação da medalha também representa um avanço institucional na forma de reconhecer o mérito. “O verdadeiro mérito não se mede pela distância de quem o contempla, mas pela grandeza das evidências que o tornam incontestável. Reconhecê-lo, entre os nossos benfeitores, é mais do que romper antigos tabus, é fazer da justiça uma virtude que também começa dentro de casa”, ressaltou

A declaração sintetiza o espírito da honraria, que busca valorizar realizações capazes de demonstrar resultados concretos e duradouros para a sociedade.

A Medalha

A medalha foi instituída para reconhecer contribuições fundamentadas em evidências e resultados comprováveis, valorizando não apenas percursos profissionais, mas transformações efetivamente produzidas na gestão pública e na vida dos cidadãos.

A cerimônia reuniu autoridades, servidores, familiares e convidados, sob a inspiração do legado do conselheiro Valdivino Crispim de Souza, cujo nome passou a identificar uma honraria concebida para perpetuar valores como prudência técnica, compromisso institucional e busca permanente por soluções que fortaleçam a governança pública.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-RO

Mais recentes

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

Experiência compartilhada na Rede Integrar aproxima Tribunais de Contas no uso de inteligência artificial

Leia também

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

Encontro, que ocorre em 20 de outubro, busca discutir os desafios da implementação do ECA Digital, com palestras e painel de especialistas

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.