Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Reunião no TCM-GO discute planejamento estratégico da Atricon

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) sediou, nesta terça-feira (30.05), uma reunião da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Durante o encontro, foi debatido o planejamento estratégico da entidade para o período de 2018 a 2023, para fortalecer as instituições de controle externo e, consequentemente, seu reconhecimento pela sociedade.

Conselheiros, procuradores e servidores participaram do encontro, que foi mediado pelo vice-presidente da Atricon, conselheiro Valter Albano (TCE-MT), e pelas conselheiras substitutas Jaqueline Jacobsen, do TCE de Mato Grosso e Patrícia Sarmento, do TCE de Mato Grosso do Sul.

O presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim de Castro, e os conselheiros Daniel Goulart, Valcênor Braz, Nilo Resende, Francisco Ramos, Sebastião Monteiro, Maria Teresa Garrido Santos e conselheiros substitutos, Irany Ribeiro e Vasco Cícero, procuradores do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCM, Fabrício Motta e Henrique Pandim, incialmente proferiram suas sugestões e observações referentes a atuação do Tribunal, expondo as possibilidades e os problemas  que envolvem a Corte.

Todas as falas foram registradas e devem fazer parte do planejamento dos próximos cinco anos. Servidores do órgão também contribuíram para o debate. Presidente do TCM, conselheiro Joaquim de Castro, lembrou da importância de uniformizar os procedimentos realizados pelos Tribunais, para fortalecer as decisões institucionais.

O vice-presidente da Atricon, conselheiro Valter Albano (TCE-MT), destacou a necessidade de os órgãos de controle trabalharem com qualidade e agilidade. “Nós temos que atuar tempestivamente”, ressaltou. Ele também defende a pluralidade e diversidade na composição dos Tribunais. “Isso nos faz construir mais e melhor” . 

Por fim, as conselheiras Jaqueline Jacobsen e Patrícia Sarmento fizeram suas considerações sobre as sugestões expostas e avaliaram que muitas delas são parecidas com a realidade já observada em Tribunais de outros estados. O que precisamos é encontrar o melhor caminho para amadurecer ainda mais nosso sistema”, disse a conselheira Patrícia.

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições