Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-CE distribui aos relatores processos instaurados pela operação “Transição Responsável”

Distribuídos aos conselheiros relatores os processos referentes às inspeções realizadas na operação “Transição Responsável”. No total, foram instaurados 20 processos. Além dos 18 municípios selecionados previamente, de acordo com critérios definidos em matriz de risco, a Secretaria de Controle Externo (Secex) realizou inspeção em Caucaia, após confirmação de que haveria transição de governo municipal.

Na sessão plenária realizada nesta terça-feira (15/12), o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, parabenizou a Secex pelo trabalho de inspeção realizado em um período exíguo de tempo devido à alteração na data das eleições. “Todos os relatórios já foram concluídos pela área técnica. Agora, peço aos conselheiros relatores que deem celeridade à análise dos processos.” O vice-presidente Edilberto Pontes também ressaltou o “trabalho primoroso feito pela Secex em tempo tão curto”.

Os relatórios apresentados pela Secretaria de Controle Externo trazem recomendações e determinações e já foram disponibilizados no Portal do TCE. Eles servem como subsídio para que os conselheiros do TCE Ceará façam suas análises e apresentem seus votos. As decisões são proferidas de forma colegiada.

Entre os benefícios esperados com a operação Transição Responsável estão o de incentivar o encerramento do mandato de forma responsável, a fim de que o patrimônio público seja resguardado. O TCE Ceará também objetiva, com esse trabalho, fornecer meios para que não haja interrupção da atividade administrativa nem da prestação dos serviços públicos essenciais à sociedade.

Saiba mais

A operação “Transição Responsável”, feita pelo Tribunal de Contas do Ceará em parceria com o Ministério Público do Estado, foi coordenada pela Secretaria de Controle Externo (Secex), a partir do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria 332/2020. As equipes de fiscalização realizaram reuniões virtuais com os gestores, requisitaram documentos e, em alguns casos, foram in loco aos municípios.

“Combinamos esforços e traçamos um plano de ação que visou orientar os administradores públicos, a partir da necessidade de transição, com base em critérios como materialidade e indicadores governamentais da gestão fiscal do município”, explicou o secretário de Controle Externo, Carlos Nascimento.

Acesse as informações relacionadas aos processos da operação “Transição Responsável”:
Processo nº 52677/2020-3 – Uruburetama

Processo nº 52674/2020-8 – Juazeiro do Norte

Processo nº 52673/2020-6 – Bela Cruz

Processo nº 52672/2020-4 – Acaraú

Processo nº 52859/2020-9 – Quixeramobim

Processo nº 52676/2020-1 – Quixeramobim

Processo nº 52675/2020-0 – Milhã

Processo nº 51011/2020-0 – Maranguape

Processo nº 51013/2020-3 – Antonina do Norte

Processo nº 52606/2020-2 – Caucaia

Processo nº 51015/2020-7 – Boa Viagem

Processo nº 50783/2020-3 – Itapajé

Processo nº 50807/2020-2 – Alto Santo

Processo nº 50810/2020-2 – Ererê

Processo nº 50784/2020-5 – Tejuçuoca

Processo nº 50808/2020-4 – Russas

Processo nº 51012/2020-1 – Trairi

Processo nº 50809/2020-6 – Jaguaribe

Processo nº 50785/2020-7 – Quixadá

Processo nº 50787/2020-0 – Reriutaba

 

Acesse o link: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4415-distribuidos-aos-conselheiros-relatores-processos-instaurados-pela-operacao-transicao-responsavel

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.