Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MA: Grupo de Trabalho vai fomentar participação social nas atividades de controle externo

O titular da Unidade de Controle Interno (Ucint) do TCE, o auditor João da Silva Neto, foi um dos participantes da reunião do Grupo de Trabalho (GT) “Controle Social: como implementar e quais os benefícios da participação cidadã nas atividades de Controle Externo”, realizada no último dia 26, no formato de teleconferência. O grupo compõe a estrutura do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), e a reunião deu continuidade aos debates e execução das atividades planejadas pelo GT.

Na oportunidade, os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), Luiz Gustavo, e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ricardo Alpendre, compartilharam a experiência do “Grupo de Trabalho – Participação Cidadã” da Rede Integrar de Políticas Públicas Descentralizadas.

Inicialmente, Luiz Gustavo discorreu sobre as iniciativas concretas do TCU em relação à temática da Participação Cidadã, bem como sobre experiências internacionais que teve oportunidade de conhecer e vivenciar. Ricardo Alpendre, por sua vez, apresentou as inciativas da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e Controle Social, pela qual responde atualmente, na Corte de Contas paranaense.

Estruturado com base nas macro funções do Sistema de Controle Interno, o comitê promove a integração e interação entre as equipes das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Internos dos Tribunais de Contas. “Os grupos de trabalho tem garantido a realização de tarefas como a publicação dos diagnósticos das Corregedorias e Controles Internos dos Tribunais de Contas, além de contribuições para a elaboração da Carta Compromisso das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Internos, publicações que estão disponíveis no Portal IRB”, lembra o controlador do TCE.

Para João Neto, o compartilhamento contínuo tem sido fator determinante no enfrentamento dos desafios, qualificando a atualização profissional e institucional, fortalecendo a todos os segmentos envolvidos.

Fonte: TCE-MA

Ao longo do ciclo 2024, a Unidade de Controle do TCE-MA participará dos seguintes Grupos de Trabalhos: GT1 – O papel do Controle Interno na Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
GT2 – Governança Organizacional e Gestão de Riscos Institucionais; GT3 – Contribuições recíprocas dos Controles Interno, Externo e Social para o aperfeiçoamento contínuo dos Controles na Administração Pública; GT4 – Padronização das Unidades de Controle Interno dos Tribunais de Contas e GT5 – Força Tarefa Março de Medição do Desempenho MMD-TC 2024.

Mais recentes

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Atricon participa de homenagem ao ministro Jorge Messias durante evento em Teresina (PI)

X ENTC lança edital para apresentação de iniciativas em oficinas

Ministro Alexandre de Moraes é homenageado durante Congresso no TCM-SP

Selecionados mais quatro auditores de TCs para o Conselho de Auditores da ONU

Leia também

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) tornou-se, nesta quinta-feira (20.08), o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir formalmente o Processo Estrutural de Controle. A Resolução Normativa que cria o instrumento foi aprovada pelo Tribunal Pleno, durante a sessão plenária desta quinta-feira, e estabelece uma nova forma de atuação do controle

TCE-PA e Fiepa promovem debate sobre violência contra a mulher com Luiza Brunet

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), promoveu, nesta sexta-feira, 21, o encontro “Luzes do Respeito – Uma lei, muitas vozes: um olhar sobre a violência contra a mulher”. Realizada no Auditório Albano Franco, em Belém, a programação teve como objetivo

90% dos municípios de Pernambuco são reprovados na proteção à mulher, aponta índice do TCE-PE

Como estão estruturadas as políticas de proteção às mulheres nos municípios de Pernambuco? Um novo índice criado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) ajuda a responder essa pergunta e mostra, de forma individualizada, os avanços e os principais desafios de cada município no enfrentamento à violência contra a mulher. O Índice de Comprometimento Municipal de