Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS adota “instrução de trabalho” para aprimorar ações, medir desempenho e implantar meritocracia

DGM    14-08-2015 015O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) adota uma das mais poderosas ferramentas de gestão da atualidade, que é a “Instrução de Trabalho”, um documento que descreve o funcionamento das atividades de um determinado processo, apresenta metas e permite medir o desempenho dos servidores.

A iniciativa é do presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, e faz parte do modelo de Gestão Estratégica que está sendo utilizado pela gestão para aprimorar e modernizar todos os processos de trabalho da Corte de Contas, tendo como resultado principal a o exercício da meritocracia na administração de pessoal.

De acordo com o conselheiro Waldir Neves, a partir de agora todos os gerentes e servidores do TCE-MS serão orientados através deste documento sobre como realizar suas funções e como agir em uma determinada situação ou ocorrência de desvios durante o processo de trabalho.  “Estamos buscando a eficiência com a adoção de instrumentos modernos de gestão e acompanhamento, incentivando um sistema de gestão que considera o mérito a razão principal para se conquistar novas posições hierárquicas”, afirma.

Os primeiros setores a terem seu funcionamento mapeado por uma “Instrução de Trabalho” são o Cartório e o Protocolo, ambos ligados diretamente à Secretaria Geral do TCE-MS, um órgão vital para o funcionamento da Corte de Contas. O diretor de Gestão e Modernização, Douglas Avedikian, realizou no último dia 14 a entrega oficial das Instruções de trabalho do Cartório e do Protocolo para o diretor Geral do TCE-MS, Eduardo Dionízio; o chefe do Cartório, Delmir Erno Schweich e a chefe do Protocolo, Simone Aparecida Cabral de Amorim.

De acordo com Avedikian, o objetivo do manual é apresentar a instrução de trabalho dos perfis envolvidos nos processos das unidades cartório e os indicadores. Segundo ele “as premissas que direcionaram a elaboração da instrução foram a descrição do cenário atual e a modelagem do cenário desejado da unidade, para que ela se aperfeiçoe constantemente”.

“Neste documento descrevemos o que de fato deverá ser realizado pelo servidor, onde sua atividade terá uma descrição de cada etapa orientada para a execução e conclusão dentro das especificações do processo de trabalho, deixando claro o que fazer, quando e como fazer”, explica. Na Instrução de Trabalho os servidores são orientados graficamente através de um fluxograma para que a interpretação do documento seja mais fácil.

Avedikian explica que, através do fluxograma os servidores terão capacidade de decisão imediata conforme a indicação. “Na criação de um processo efetivo de gestão estratégica consideramos levantamentos como entendimento, por todos, da estratégia e da visão de futuro da organização; definição de responsabilidade em todos os níveis da organização e acompanhamento do andamento da estratégia”, finaliza.

O secretário Geral, Eduardo Dionízio, elogiou a iniciativa e afirmou que a Instrução de Trabalho é o instrumento que faltava para garantir a automação de todo o fluxo dos processos. “Com a automação vamos ganhar  agilidade e celeridade em nossa rotina”, comemorou. Os próximos setores a serem mapeados por “Instrução de Trabalho” serão a Secretaria das Sessões, Setor de Acórdãos, Inspetorias de Controle Externo e de Engenharia e, ainda, os gabinetes dos Auditores Conselheiros Substitutos.

Mais recentes

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Leia também

Prêmio +Simples de Linguagem Cidadã é lançado

Iniciativa vai reconhecer boas práticas dos Tribunais de Contas na adoção da linguagem simples e da comunicação clara; inscrições seguem até 9 de outubro e os vencedores serão anunciados durante o X ENTC, em Belém (PA).

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco.