Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS já recebeu 97,5% das prestações de contas de 2020

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul já recebeu 1013 prestações de Contas Anuais de Governo e Gestão, referentes ao exercício de 2020, através do Sistema e-Contas. Isso representa um percentual de 97,5%, um número considerado expressivo diante da situação atual provocada pela pandemia de Covid-19, considerando a elevação acentuada de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus e os reflexos sobre o funcionamento dos órgãos públicos com a alteração de rotinas administrativas e restrições de acesso dos servidores a seus locais de trabalho.

A data inicial para a entrega era 30 de março, segundo a Resolução TCE/MS nº 88/2018, quando do total de 1.039 prestações de contas anuais, apenas 177 unidades gestoras não conseguiram cumprir o prazo. O prazo foi estendido até o dia 15 de abril pela Resolução TCE/MS nº143/2021.

A Prefeitura Municipal de Nioaque realizou o envio no dia 12 de março, sendo primeira entre as dos 79 municípios a prestar contas do ano de 2020 junto ao TCE/MS. Destaque também para o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que fez o envio das Contas Anuais, em 30 de março, assinadas e entregues eletronicamente pelo Governador Reinaldo Azambuja.

Desde 2016 a entrega das prestações de contas anuais é realizada eletronicamente e em dados estruturados (XML), através do Sistema e-Contas, instituído pela Resolução TCE/MS nº 49/2016, permitindo que os responsáveis assinem digitalmente de qualquer localidade, sem que haja nenhum tipo de contato físico ou prejuízo das ações de controle da pandemia de Covid-19.

Para o Presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, “a atual gestão tem primado por um Tribunal cada vez mais alinhado com os avanços tecnológicos, possibilitando a seus jurisdicionados meios efetivos de prestar contas, o que, resulta em uma resposta mais célere da Corte de Contas quanto à aferição da boa aplicação dos recursos públicos”.

Tania Sother

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.