Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS orienta jovens aprendizes para o mercado de trabalho

A orientação profissional aos jovens aprendizes que trabalham no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul e que completam no biênio 2019/2020 maior idade foi uma solicitação do presidente da Corte, conselheiro Iran Coelho das Neves ao Departamento de Gestão de Pessoas e Psicologia do TCE-MS. O curso que ofereceu orientação vocacional, veio da preocupação do presidente com o futuro profissional desses jovens aprendizes em terem um direcionamento ao mercado de trabalho.

 De acordo com a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elaine Góis dos Santos Gianotto, grande parte dos jovens aprendizes que são encaminhados ao TCE-MS desconhecem a função que irão ocupar na Corte e qual trabalho vão desempenhar. Ela apontou ainda que ao final do período de trabalho no Tribunal de Contas, muitos saem com dúvidas sobre qual profissão vão escolher para o futuro. “Com este curso orientamos esses jovens em como se apresentarem em uma entrevista de emprego, montar um currículo, como ir à busca do primeiro emprego”, declarou.

 A psicóloga do TCE-MS, Larissa Ferreira de Almeida, destaca que a Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela ressalta que o curso foi aplicada aos 42 jovens com idade entre 16 e 18 anos, que tinham datas de desligamento entre os meses de abril de 2019 e setembro de 2020.  “O processo de Orientação Profissional serve não apenas para a percepção do campo profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades, características pessoais e profissão, do sentido, do significado do trabalho para o ser humano, da relação trabalho e projeto de vida”.

O planejamento estratégico do projeto de Orientação Profissional (OP), inicialmente foi composto por meio de encontros realizados na Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX), com atividades multidisciplinares. No curso, além de troca de ideias foram realizadas dinâmicas em grupo, vídeos ilustrativos, redações autoavaliativas, aplicação de questionários das profissões, entre outros.

 Olga Mongenot

 http://www.tce.ms.gov.br/noticias/detalhes/5527/tce-ms-orienta-jovens-aprendizes-para-o-mercado-de-trabalho

Mais recentes

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Leia também

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

O material integra a edição 2025-2028 do Selo UNICEF e apresenta recomendações para áreas como educação, saúde, assistência social, proteção contra violências, água, saneamento, participação social e planejamento orçamentário.

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

A medida busca reduzir riscos à segurança digital e proteger dados e informações do Tribunal. Esse tipo de ferramenta é capaz de tomar decisões e executar tarefas com pouca ou nenhuma supervisão humana, a partir de um objetivo definido.

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

O conselheiro emérito participou do Seminário “Fundos Europeus na Universidade Pública: Gestão, Controle e Responsabilidade Institucional”, realizado pela Universidad de Castilla-La Mancha.