Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PA envia lista de gestores com contas julgadas irregulares com dívida com o estado à Justiça Eleitoral

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), nesta sexta-feira (14), a relação nominal de gestores que tiveram contas julgadas irregulares com devoluções de recursos determinadas em decisões já transitadas em julgado no órgão de controle externo.

A lista contém 336 gestores condenados administrativamente, sem possibilidade de recurso, no período de 14 de agosto de 2018 a 14 agosto de 2026, totalizando 516 registros de débitos distintos em valores a serem ressarcidos aos cofres estaduais.

O documento será também remetido ao procurador regional eleitoral, membro do Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA).

A partir da relação nominal do TCE-PA, a Justiça Eleitoral poderá definir quem estará inelegível nas eleições de 2026, conforme prescreve a Lei Complementar nº 64/90 e pelo art.11, parágrafo 5º da Lei nº 9.504/97.

A elaboração da lista pelo TCE-PA atende a cooperação técnica entre o Ministério Público Federal (MPF), o TCE-PA e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) que prevê a alimentação do SisConta Eleitoral.

A ferramenta eletrônica SisConta Eleitoral foi lançada em 2012 pelo MPF. O sistema foi o primeiro banco de dados nacional com informações sobre pessoas potencialmente inelegíveis, nos termos da Lei Complementar Nº 64/90, conhecida como Lei da Ficha Limpa.

Os Tribunais de Contas participam com o envio eletrônico de informações sobre gestores públicos que tiveram contas rejeitadas por irregularidades na aplicação de recursos públicos.

O SisConta auxilia na emissão automática de relatórios de análise que subsidiam investigações para o ajuizamento de ações pelo Ministério Público Eleitoral para a punição de responsáveis.

No TCE-PA, a elaboração da lista de gestores com contas irregulares sem possibilidade de recurso é elaborada pela Secretaria Geral do Tribunal Pleno (SEGETPL).

O Tribunal de Contas disponibiliza, na íntegra, tanto a lista quanto os processos com suas respectivas decisões para consulta no próprio site da instituição, no endereço www.tcepa.tc.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-PA

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.