Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RN vai implantar tecnologia usada em criptomoedas para otimizar processos licitatórios

Uma comissão de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas de do Estado (TCE-RN) participou nesta terça-feira (10/03) de uma reunião com a equipe do Projeto Governo Cidadão para discutir a implantação de uma nova tecnologia utilizada para deixar os processos licitatórios mais eficientes, transparentes, ágeis e seguros.

Os auditores Marcio Roberto Loiola Machado, Eduardo Pereira Lima e Ilueny Constâncio Chaves do Santos comporão a comissão do TCE designada para implantação do sistema. Eles receberam a equipe técnica do Governo Cidadão, Carlos Nascimento e Hércules Aquino, e conversaram sobre a implantação da tecnologia blockchain, que serve de base para o aplicativo SOL (Sistema Online de Licitação), na infraestrutura tecnológica do Tribunal.

O aplicativo Sol foi desenvolvido pela empresa Caiena, contratada por meio de uma parceria entre os governos do Rio Grande do Norte e Bahia, e financiado com recursos do Banco Mundial. A tecnologia blockchain é a mesma utilizada em criptomoedas como bitcoin. Ela é composta por uma base de dados de transações protegidas por criptografia e uma rede na qual pares trabalham em conjunto para manter a integridade e veracidade dessas informações.

O TCE-RN será parceiro dos governos da Bahia e Rio Grande do Norte nesse projeto inovador, tendo acesso integral aos dados nele produzidos e a possibilidade de monitorar em tempo real os processos de aquisições realizados. O auditor Márcio Loiola, coordenador da Comissão de Auditoria de Operações de Créditos Externos (Copcex), enfatizou que “essa metodologia é pioneira no Brasil e que a auditoria digital em tempo real será o futuro nos processos de aquisições, especialmente nos sistemas que utilizam o Blockchain”.

A ferramenta foi desenvolvida inicialmente para ser usada pelas associações de agricultura familiar em suas licitações, mas o projeto Governo Cidadão resolveu adotá-la e, a partir de agora, todas as aquisições na modalidade shopping do Projeto serão realizados pelo SOL, com a possibilidade de expansão das aquisições para todos os entes estaduais.

ASCOM TCE-RN

Mais recentes

Vice-presidente Joaquim Castro representa a Atricon em homenagem ao conselheiro Edilberto Pontes

Atricon e IRB apresentam projetos ao Tribunal de Contas da Região Autónoma dos Açores, em Portugal

Iniciativa do TCE-MG gera economia de R$ 804 milhões aos cofres públicos

Diretor Saulo Mesquita representa a Atricon na abertura do seminário do Progov

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Leia também

Vice-presidente Joaquim Castro representa a Atricon em homenagem ao conselheiro Edilberto Pontes

A Medalha Mérito da Corte de Contas, a mais alta honraria do Tribunal de Contas do Ceará, foi concedida ao conselheiro Edilberto Pontes, diretor de Tecnologia e Inovação da Atricon, em reconhecimento à sua atuação no Sistema TCs.

Atricon e IRB apresentam projetos ao Tribunal de Contas da Região Autónoma dos Açores, em Portugal

Comitiva brasileira apresentou o Programa Nacional de Transparência Pública, o Marco de Medição de Desempenho e Impacto dos TCs e o Manual de Linguagem Simples. A instituição portuguesa manifestou interesse em cooperação técnica e em um possível projeto piloto no arquipélago.

Iniciativa do TCE-MG gera economia de R$ 804 milhões aos cofres públicos

Ao todo, foram mais de 15,5 mil indícios resolvidos com a ação do projeto, que atua de forma preventiva, orientadora e fundamentada em dados na fiscalização da gestão de pessoal dos órgãos e das entidades fiscalizadas.