Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RO compartilha experiência nas áreas de Corregedoria e IA com TCE-AP

Dentro da visita técnica que realiza ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), representantes do TCE do Amapá tiveram acesso a experiências de sucesso, em áreas como corregedoria e inteligência artificial (IA).

Integram a comitiva visitante, a conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, 1ª vice-presidente do TCE-AP, acompanhada dos servidores Wilson Malcher, Josiel Silva, Kamilla Moraes e Renata de Jesus.

Nesta quinta-feira (18/7), estiveram reunidos com gestores e servidores do TCE-RO, a fim de compartilhar, não só experiências, mas também procedimentos, soluções e sistemas adotados em Rondônia.

GOVERNANÇA EM IA

Um dos temas destacados foi a ação inovadora e responsável do TCE rondoniense com a criação do Núcleo de Governança em Inteligência Artificial (NuGovIA).

Ele servirá para supervisionar e orientar a regulamentação do uso de inteligência artificial, garantindo, assim, que a aplicação de tecnologias baseadas em IA sejam realizadas de modo ético, responsável e em conformidade com as diretrizes estabelecidas.

Ao longo do encontro, foram também compartilhadas informações sobre outras diretrizes do TCE de Rondônia, a exemplo do Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) e do Sistema de Integridade.

Fonte: TCE-RO

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.