Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-SP edita cartilha para combater o assédio e a discriminação

Com o objetivo de enfatizar a prevalência dos Direitos Humanos e conscientizar o leitor sobre os tipos de assédio e discriminação no ambiente de trabalho, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE0-SP) editou publica a ‘Cartilha de Conscientização e Combate ao Assédio e à Discriminação’.

O material foi lançado no dia 24 de novembro durante o evento ‘Combate à Discriminação no Setor Público’, realizado no Auditório Nobre, na Capital. Em uma linguagem fácil e acessível, a publicação traz ao leitor orientações sobre os principais conceitos e tira as principais dúvidas acerca dos temas.

A cartilha, composta por 68 páginas, busca estabelecer  os princípios fundamentais – sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação -, e estimula a convivência harmoniosa dos servidores do TCE-SP, no intuito de construir um ambiente organizacional produtivo, saudável e respeitoso. 

A íntegra da cartilha pode ser acessada, para download e leitura, no campo ´Publicações´ no site do TCE-SP, e através do link https://bit.ly/3tYszCi.

Ações

Ao longo deste ano, a Corte de Contas paulista realizou uma serie de iniciativas relacionadas ao tema, a exemplo da implantação da Ouvidoria das Mulheres, que estabeleceu um canal direto para relatos de abusos sofridos por servidoras, e a realização da primeira Pesquisa de Clima Organizacional, que propôs ações de melhoria do ambiente de trabalho.

Entre outras iniciativas, a Corte também regulamentou o regime de cotas para negros nos concursos públicos, e assinou um termo de cooperação técnica com a Fundação Zumbi dos Palmares, para o desenvolvimento de atividades conjuntas. 

Fonte: TCE-SP

Mais recentes

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Leia também

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais