Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-CE atua com o Estado na criação de sistema gratuito de gestão

IMG_4262 tamanho 500O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) vai atuar com o Governo do Estado na construção de um sistema de gestão a ser disponibilizado gratuitamente aos municípios cearenses. O programa, em fase de elaboração pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci), autarquia ligada ao Poder Executivo estadual, vai abrigar dados relacionados à contabilidade e finanças, bem como de natureza econômica e social, que poderão auxiliar as administrações locais na definição e desenvolvimento de políticas e programas prioritários.

Essa é uma das ações que irão decorrer do acordo de cooperação técnica assinado nesta quarta-feira (10), na sede do TCM-CE, pelo presidente do Tribunal, conselheiro Francisco Aguiar, e pela titular do Ideci, Rita Bezerra. O documento tem como objeto a prestação de mútuo apoio técnico, administrativo e operacional para a execução de ações que envolvam estudos e pesquisas com foco nos municípios, capacitação, planos e projetos sobre planejamento urbano, gestão fiscal e financeira, entre outros. O prazo do acordo é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Para o presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, “a aproximação com o Ideci é mais uma oportunidade de oferecer à gestão pública instrumentos que fomentam a profissionalização da atividade de administrar entes públicos, e sem custo”. O dirigente lembra de outros sistemas desenvolvidos pelo Tribunal e que são oferecidos gratuitamente, como o Sistema de Atendimento ao Cidadão, para atendimento à Lei de Acesso à Informação, e o sistema de Portal de Transparência, para cumprimento à Lei da Transparência, ambos disponíveis para download no site tcm.ce.gov.br.

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições