Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-GO e UFG começam a desenvolver produto de inteligência artificial aplicada ao controle externo

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (7), a primeira reunião de trabalho entre servidores da superintendência de informática (SINFO) do TCM-GO e o pesquisador da UFG, Eurípedes Evangelista, para tratar do desenvolvimento de produtos de inteligência artificial aplicada ao controle externo.

O primeiro produto, fruto do convênio TCM-GO-UFG, será o Match-API, que deverá estar disponível no início de dezembro próximo.

Com ele, o processo de análise de dados será agilizado, permitindo a extração de mais informação em menos tempo e dando ao tribunal maior escalabilidade, ou seja, capacidade de ter um bom desempenho, mesmo com uma carga de trabalho maior.

O auditor de controle externo e gerente da Divisão de Projetos de Tecnologia da Informação da SINFO – Paulo Henrique Carneiro Alves – explica que o tribunal e os jurisdicionados ganharão com o produto, que permitirá a leitura de documentos em diferentes formatos.

Eurípedes Evangelista, é aluno do mestrado do Instituto de Informática da UFG e participa do projeto Match-API para o TCM-GO.

TCM-GO

Mais recentes

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

Primeira turma de imersão para membros de Tribunais de Contas em Reforma Tributária é concluída

Prêmio Atricon +Simples de Linguagem Cidadã 2026 recebe 81 inscrições de 24 Tribunais

IRB celebra 53 anos com vídeo que resgata sua história e homenageia diferentes gerações

Leia também

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Relatório aponta que 84,71% dos municípios pesquisados não possuem plano para crianças de zero a seis anos; desarticulação na rede de saúde e assistência social coincide com teto histórico de bebês com baixo peso.

Atricon e IRB divulgam encontros técnicos sobre a Prova Nacional Docente realizados pelo MEC

A Comissão de Educação da Atricon e o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o MEC, estão mobilizando os TCs de todo o país para participarem dos Encontros Técnicos sobre a Prova Nacional Docente (PND).

Primeira turma de imersão para membros de Tribunais de Contas em Reforma Tributária é concluída

Atricon e IDP reuniram integrantes dos Tribunais de Contas e especialistas em três dias de formação para fortalecer a atuação institucional diante da Reforma Tributária