Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCU suspende repasse de recursos para Ferrovia Transnordestina

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que não sejam destinados recursos às obras de construção da ferrovia Transnordestina até que indícios de irregularidades sejam apurados

O TCU realizará fiscalização para apurar indícios de irregularidades cometidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que resultaram na celebração de contratos, sem prévia licitação, para construção e exploração da ferrovia Transnordestina, com aproximadamente 1.728 Km de extensão.

A ANTT, em 2005, autorizou que a concessionária da Malha Nordeste projetasse e construísse nova ferrovia, a “Nova Transnordestina”, a título de construção, alargamento, remodelação e modernização de ramais. No entanto, a agência começou a autorizar a efetiva realização das obras antes mesmo de aprovar os projetos do empreendimento e sem verificar a consistência dos respectivos orçamentos.

Em 2013 a ANTT também autorizou a cisão da concessão e definiu os grupos controladores de cada parte (Malhas I e II). Foi criado então um novo contrato de concessão, com novos objeto e concessionário. A partir desse ato da agência, começou a haver a participação de entidades estatais sem permissão, sem realização de procedimento licitatório, sem estudos de viabilidade econômico financeiro e ambiental e sem passar pelo crivo do TCU, ao contrário da legislação pertinente.

As obras de construção da Malha II têm sido custeadas com recursos do Orçamento Geral da União, do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), de financiamentos provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, do BNDES e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Ainda foram apontadas diversas irregularidades quanto à execução da construção, tais como vícios construtivos e descompasso entre execução física e financeira.

Além de determinar a suspensão de repasses, o tribunal determinou que a ANTT seja ouvida, bem como as concessionárias e demais entidades relacionadas às obras. Os indícios de irregularidades serão apurados, pelo tribunal, em processo específico.

Para o relator do processo, ministro Walton Alencar, “esse procedimento não pode ser conduzido de forma tão primária, pois não se pode admitir que, por meios transversos, sem licitação, seja outorgada nova concessão a empresa que já havia demonstrado ser ineficiente, inadequada, e que estava em vias de ter declarada a caducidade de sua concessão”.

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.