Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Técnicos do TCE-RO visitam escolas no Acre consideradas modelo em Educação Inclusiva

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) estão no Acre desde segunda-feira, 27, e visitam escolas do Acre consideradas modelo em educação inclusiva. O Tribunal de Rondônia está realizando uma auditoria operacional e durante os trabalhos as escolas estaduais do Acre Clinio Brandão e Clarisse Fecury foram identificadas por boas práticas de ensino, principalmente no que se refere à educação inclusiva.

A Auditoria Operacional tem o objetivo de determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como, se há espaço para aperfeiçoamento. Este tipo de Auditoria não gera penalidade ao gestor, mas propõe recomendações para que ele alcance melhores resultados.

Os Técnicos do TCE-RO Vanessa Valente, Maria Gleidivana Albufeira e Leonardo Monteiro, acompanhados pelos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Fernanda Leite, Roney Caldera e Valdeci Duarte, começaram as visitas pela Secretaria Estadual de Educação – SEE e foram recebidos pelo Secretário Estadual Adjunto de Educação, Tião Flores e pela equipe técnica que coordena a educação inclusiva no Estado do Acre.

Entre entrevistas e as visitas os técnicos buscaram conhecer todo o processo, desde a recepção das crianças até o dia a dia em sala de aula, já que a educação inclusiva atua, com uma proposta de transformar a escola em um espaço de integração entre o ensino regular e o ensino especial.

Fonte: TCE-AC

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.