Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Técnicos municipais e do Estado participam no TCE-RO de oficina sobre orçamento e gestão fiscal

A necessidade de se ter uma gestão fiscal eficiente e um orçamento equilibrado para que haja um bom funcionamento dos serviços oferecidos pela administração pública ao cidadão são alguns dos assuntos trabalhados na oficina Orçamento/Gestão Fiscal, que integra o IX Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).
Coordenada pela Escola Superior de Contas (Escon), a capacitação, iniciada nesta quarta-feira (7), no auditório do TCE-RO, reúne servidores dos municípios do polo de Porto Velho (além da sede, Alto Paraíso, Candeias, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã, Nova Mamoré e Porto Velho), bem como técnicos do Estado. Os conhecimentos são repassados pelo conselheiro-substituto do TCE, Omar Pires Dias.
Focando sua exposição nas temáticas que estão trabalhadas (gestão fiscal e orçamento público), o instrutor encadeia conceitos teóricos com a prática cotidiana do serviço público, esclarecendo questões e assuntos importantes como o Plano Plurianual (PPA), com metas da administração para os quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), inovação introduzida pela Constituição de 1988; e a Lei Orçamentária Anual (LOA), o orçamento propriamente dito de cada ano.
Com um total de 16 horas, a oficina se estende ao longo desta quarta-feira, encerrando-se nesta quinta-feira (8). Participantes que cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária da capacitação vão receber certificados expedidos pela Escola Superior de Contas.
PROGRAMAÇÃO
As oficinas que integram a etapa de Porto Velho do IX Encontro terão continuidade na semana que vem com a seguinte programação: Atos de Pessoal (dias 12 e 13), ministrada pelas servidoras Maria Gleidivana e Camila Cristovam; e Processo Legislativo (dias 14 e 15), cujo instrutor será o chefe de Gabinete da Presidência, Laércio Fernando.
Essas capacitações, que são voltadas aos servidores do TCE e aos técnicos de órgãos jurisdicionados, ainda estão com inscrições abertas pelo portal do Tribunal (www.tce.ro.gov.br), no link da Escon, disposto no lado esquerdo da página.
Mais recentes

TCE Ceará realiza visita técnica a aterro sanitário privado

Inaldo Araújo, presidente do IRB, visita nova sede da Atricon em Brasília

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Leia também

TCE Ceará realiza visita técnica a aterro sanitário privado

A unidade visitada integra o Centro de Tratamento e Transbordo de Resíduos (CTTR) Sol Nascente, inaugurado em julho de 2025, atualmente responsável pela destinação final de resíduos sólidos provenientes dos municípios de Aquiraz, Eusébio, e Guaiúba.

Inaldo Araújo, presidente do IRB, visita nova sede da Atricon em Brasília

Inaldo Araújo percorreu os mais de 500 m² ao lado do secretário executivo da Associação, Filipe Radajeski, e do gerente da Sede Brasília, João Lopes.

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.