Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MT inaugura sala de apoio à OAB e ao CRC

Foi inaugurada nesta quarta-feira (01/08), a sala de Apoio à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) no Tribunal de Contas de Mato Grosso. O local será reservado para que os profissionais possam se preparar para as apresentações de defesa oral em sessões plenárias do TCE-MT.

“O advogado é um porta-voz da população. A atitude do TCE-MT em criar este espaço irá contribuir para a justiça. Justiça se faz ouvindo todas as partes, através do contraditório”, afirmou o presidente da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro.

De acordo com o presidente do CRC, Ivan Echeverria, contadores atuam em parceria com advogados para a busca de melhores resultados. “A OAB intercede na parte jurídica e o CRC no que diz respeito a prestação de contas”.

Outro objetivo do espaço, é auxiliar profissionais que viajam do interior para Cuiabá e que, muitas vezes, não têm estrutura para se organizar.

O presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, destacou que “estas são as carreiras profissionais que mais interagem com a instituição, enquanto representantes dos fiscalizados. Somos capazes de identificar e corrigir eventuais erros ou injustiças. E a atuação do advogado e do contador é fundamental nesse sentido”.

A Sala de Apoio foi reivindicada há cerca de um mês ao TCE-MT por representantes das instituições. Novelli justificou que o rápido atendimento à demanda sinaliza a intenção de avançar na atuação conjunta, para melhorar a qualidade da administração pública e dos serviços prestados à sociedade.

Ainda estiveram presentes na solenidade o conselheiro Waldir Teis; conselheiros substitutos, Isaias Lopes da Cunha e Luiz Carlos Pereira; os procuradores de contas, Getúlio Velasco e Willian de Almeida Brito Junior  e o chefe de gabinete da Presidência do TCE-MT, Marco Aurélio Queiroz de Souza.

Mais recentes

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Presidente Edilson Silva recebe medalha pelo trabalho no fortalecimento do Sistema TCs

Vice-presidente Carlos Neves defende que TCs se aproximem dos gestores

Novo portal da Atricon se torna ponto de encontro dos Tribunais de Contas

Leia também

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

Pernambuco alcançou nota média de 8,3 no Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE) no ano de 2025, segundo painel divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

TCU sediará lançamento de livros em outubro

As obras tem autoria do ministro Jorge Oliveira, do TCU, e são publicadas pela Editora Fórum.

Presidente Edilson Silva recebe medalha pelo trabalho no fortalecimento do Sistema TCs

A distinção entregue destacou a contribuição do conselheiro para o fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas em âmbito nacional, especialmente por meio da articulação institucional relacionada à chamada PEC da Essencialidade e pela expansão do PNTP, iniciativa que ampliou a transparência e o acesso à informação em todo o país.