Boa governança na administração pública é tema de palestra técnica do EAD e capacitação dos membros do TCE-MT

c12dddd071df93025c4e835be4d75465O Programa de Qualificação dos Membros do Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou mais uma edição na manhã desta quinta-feira (24/9) com o tema “O cenário internacional de controle externo, a boa governança na Administração Pública e padrões internacionais de desempenho para os Tribunais de Contas”. O facilitador foi conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Maurício Cabral Figueiredo que à tarde ministrou palestra técnica pelo Ensino a Distância (EAD) do TCE-MT. A capacitação de membros e a palestra ocorreram na Escola Superior de Contas com a participação de conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e cidadãos interessados. O EAD é transmitido ao vivo pelo portal do TCE-MT onde é disponibilizado o vídeo após o evento.

A dinâmica das capacitações foi enaltecida pelo palestrante Carlos Maurício Cabral Figueiredo, que é conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. “Quero parabenizar ao TCE de Mato Grosso pela dupla abordagem que o tema recebe: uma pela manhã específica aos membros que tem função na apreciação de contas e emissão de pareceres e outra aos técnicos e à sociedade, com possibilidade de questionamentos e debate. Tenho acompanhado a história do TCE-MT e observo que é uma instituição que está cada dia mais focada em melhorias”, afirmou.

De acordo com o conselheiro substituto junto à Presidência, Ronaldo Ribeiro “os eventos buscam refletir sobre o que acontece hoje no mundo em relação aos Tribunais de Contas, quais os modelos de controle externo, o papel dos TCs na democracia e os padrões internacionais de auditoria. É uma meta do TCE-MT estar atento aos padrões internacionais de qualidade. Desse modo, o tema da palestra vem fundamentar as ações que buscamos desenvolver”.

O facilitador, Carlos Maurício Cabral Figueiredo é conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e coordenador Geral da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães. Formou-se em Administração na Universidade Federal de Pernambuco e tem especialização em Gestão Pública e Controle Externo e em Direito Administrativo e Constitucional. É mestrando em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco, onde é professor substituto na especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental. Dentre os feitos, publicou o livro “Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal” e “Lei de Responsabilidade Fiscal para Provas e Concursos”.