Caminhada e Passeio Ciclístico do TCE/TO alertam para a prevenção do câncer

Com o tema “Luta contra o câncer”, a VIII Caminhada e III Passeio Ciclístico do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) atraíram cerca de 150 pessoas de todas as idades, na manhã deste sábado 1º. A professora Elaine Martins, que já enfrentou o câncer, em 2006, e hoje, totalmente curada, veio diretamente de Colinas, município localizado a 278 km da capital, para participar da ação. “Fiquei sabendo desse evento, coloquei minha bike na van e vim de Colinas para cá. Estou muito feliz porque conheci pessoas novas, espaireci e ainda cuidei da saúde”, ressaltou.

As atividades marcaram o encerramento da Semana da Saúde do TCE/TO, realizada de 28 novembro a 1º de dezembro, na Corte de Contas. O auditor técnico do Tribunal, Elpides Cunha, faz questão de marcar presença todos os anos e nesta edição trouxe os três filhos. “É uma forma de incentivar os meus filhos desde pequenos sobre a prática da atividade física”, disse o servidor.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, parabenizou o empenho de todos os servidores que estiveram envolvidos na organização e agradeceu a presença dos participantes e parceiros da iniciativa. “Quero deixar aqui o meu agradecimento todo especial ao Movimento Paz no Trânsito, que tem constantemente colaborado com o TCE, ao Sebrae e essa equipe maravilhosa da Liga Feminina de Combate ao Câncer que vem fazendo um magnífico trabalho.

A representante do Movimento Paz no Trânsito, Suzi Fernandes, destacou a importância de conscientizar as pessoas para um trânsito melhor e com mais responsabilidade. “No trânsito ainda precisamos mudar muita coisa, mas a gente precisa começar pela gente”, frisou a Suzi Fernandes.

Homenagem

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer no Tocantins, Xênia Pollyana de Amorim, recebeu uma placa de homenagem do Tribunal de Contas pelo reconhecimento da sua atuação na instituição. “São ações como essas que podem diminuir o número de pessoas que venham a adoecer. É a primeira vez que participo e agora todos os anos continuarei vindo”, avaliou a presidente da Liga.

Premiação

Todos os inscritos ganharam um kit com boné e camiseta, além da medalha como reconhecimento da participação na caminhada e passeio ciclístico. No final, também foram sorteados com brindes esportivos.

Arrecadações

Todos os itens arrecadados serão doados à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

https://www.tce.to.gov.br/sitetce/sala-de-imprensa/noticias/item/2858-caminhada-e-passeio-cicl%C3%ADstico-do-tce-to-alertam-para-a-preven%C3%A7%C3%A3o-do-c%C3%A2ncer