Campanha Socioambiental do TCE-RJ resulta na coleta de 10kg de guimbas de cigarro

A campanha lançada pelo Comitê de Gestão Socioambiental do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), através do Grupo de Trabalho para Coleta Seletiva Solidária, reuniu, ao final de cinco meses, em 10,7 quilos de guimbas de cigarro depositadas nos coletores espalhados em todas as áreas livres do TCE-RJ nas quais é permitido fumar. No dia 1 de setembro, o material coletado pelos funcionários da limpeza foi acondicionado num coletor especial e recolhido por um representante do Programa “Bituca Verde”, em São Paulo. Os resíduos serão reaproveitados, naquele estado, como matéria-prima a ser transformada em produto de alto poder calórico utilizado em fornos de indústrias cimenteiras.

O Grupo de Trabalho para Coleta Seletiva Solidária, instituído por meio da portaria nº 01, do TCE-RJ, publicada no Diário Oficial de 6 de agosto de 2014, é integrado pelos servidores Bernardette Passidomo (CGA), João Luiz Fraga (CGA), Carlos Roberto Trotta (CGA) e José Antonio Rodrigues (SEZ).

Pela iniciativa, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro recebeu do “Bituca Verde”, sob o nº 201/14, o Certificado de Movimentação de Resíduos Industriais Ltda.

No setor de atendimento da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ASTERJ), os servidores do TCE-RJ que queiram divulgar o programa junto aos seus familiares e amigos podem obter coletores individuais.