Centenário do desembargador Sílvio Porto é celebrado

O presidente Fábio Túlio Nogueira (TCE-PB) esteve entre as autoridades presentes à celebração do Centenário de Nascimento do desembargador Sílvio Pélico Porto (1919-1984), realizada no final da tarde desta quinta-feira (dia 05/12), na Sala de Sessões do Tribunal de Justiça da Paraíba.  O conselheiro Arnóbio Alves Viana, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, integrou a mesa dos trabalhos da solenidade que contou, com representantes de diversos poderes. O TCE-PB também foi representado pelo conselheiro Arthur Cunha Lima.

A solenidade foi uma iniciativa da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual, que tem à frente o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e conduzida pelo presidente da Corte de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que fez a entrega de placa aos filhos do homenageado, como reconhecimento do TJPB ao contributo dado pelo jurista à Justiça paraibana.

O presidente Fábio Nogueira destacou que homenagens como essa devem ser repetidas, como uma forma de culto à “memória daqueles que contribuíram para o crescimento da Paraíba” e para que o legado dessas pessoas seja mantido, como um estímulo às gerações seguintes. De acordo com ele, Sílvio Pélico Porto deixou uma história marcada por exemplos éticos e por um espírito humanista, que precisa ser lembrado.

O conselheiro Arnóbio Viana destacou a importância da homenagem, reiterando que o Tribunal de Justiça da Paraíba preserva a memória de ilustres personalidades que marcaram a história, não só do Poder Judiciário, mas também da Paraíba. Silvio Porto destacou-se em todas as esferas de Poder, integrando os poderes Legislativo e Executivo.

Em nome da família de Silvio Porto, falou o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e presidente da 1ª Câmara Cível do TJPB, desembargador José Ricardo Porto, filho do homenageado, que exaltou a memória e toda a trajetória de seu pai. “Deixou um legado de altivez, pois procurou exercer todos os cargos e funções de sua trajetória pública buscando a paz e o bem social. A Paraíba não esqueceu Sílvio Porto, porque as suas impressões digitais estão fincadas no Poder Executivo, no Legislativo e, também aqui, no Judiciário, onde efetuou a Justiça prezando sempre pela conciliação entre as partes”, destacou.

Foto do TJPB
Foto do TJPB
Foto do TJPB
Desembargador José Ricardo Porto (Foto: TJPB)

Com informações da Ascom-TCE-PB.